quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A importância do re-design

Re-design, como o termo sugere, é redesenhar ou reprojetar algum produto que já existe; é dar uma nova "cara", repaginar. As técnicas e processos de construção dos produtos evoluem de tempos em tempos, e nos dias de hoje a velocidade dessa evolução é cada vez maior. O mesmo acontece com as matérias primas: surgem novos materiais, são descobertos outros, e assim as possibilidades tornam-se inúmeras.
Design não se resume a apenas criar algo completamente novo, que ninguém nunca viu antes, 100% inédito. É também design, ou re-design, descobrir novas funções para um produto, conferir um novo uso ou roupagem para os produtos.
As palavras de ordem na atualidade são "sustentabilidade", "reciclagem", "reaproveitamento", e outras nesse sentido. Assim, também é importante para o mundo do design que essas práticas sejam efetuadas. Boas atitudes nesse sentido são os móveis feitos a partir de papelão, garrafas PET (já que no Brasil há grande descarte delas, deve-se aproveitar a criatividade e a abundância de material), tábuas boas reaproveitadas de uma velha estante para transformar em prateleiras ou em um outro móvel, uma poltrona ou sofá velho que pode receber novos estofamento e tecido, enfim, são muitas as possibilidades para [re] criar.
Assim, tente procurar um novo uso para um móvel que não tenha mais condições de uso em sua função traidicional ou apenas repinte, estofe, troque tecidos, texturas... brinque um pouco com a ideia! O planeta também agradece por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário