domingo, 26 de setembro de 2010

Papel de parede!

O papel de parede está tornando-se cada vez mais um hábito entre os designers e as casas brasileiras. Algumas vezes, ao invés de fazer aquele "melelê" todo com tinta e passar demãos, compensa muito mais aplicar um belo papel de parede, que tem as vantagens de fácil de aplicação, pouca sujeira, de poder ser removido posteriormente, e de ainda virem com belas estampas, que não conseguiríamos com as tintas (apesar de hoje em dia a Suvinil, por exemplo, estar trazendo uma variedade incrível de cores e efeitos tão diferentes).
Vale ressaltar que na minha ida ao Morar +, relatada no post abaixo, vi papel de parede em quase todos os ambientes, revelando-se uma verdadeira tendência. Por ser simples a sua aplicação todos nós podemos fazer, com um pouco de paciência no começo. Alguns papéis vem até como adesivos, bastando, para aplicá-los, retirar o papel de trás e colar diretamente na parede. No mais, utiliza-se uma cola especial mesmo.
Achei um verdadeiro tutorial de como fazemos a aplicação do papel de parede no blog Decoeuração. O link é o seguinte http://www.decoeuracao.com/2009/05/como-aplicar-papel-de-parede.html. Há inclusive vídeos mostrando, na prática, como se faz.
Cito, abaixo, o post de Vivianne Pontes em seu blog no qual ela explica como aplicar o papel de parede, em um passo a passo bastante simples:

"COMO APLICAR PAPEL DE PAREDE


As lojas que vendem aplicam o papel. E mesmo você não tendo comprado na loja, pode orçar só a aplicação. Mas você pode aplicar também. A única preocupação é comprar a cola especial para papel de parede. 100g de cola custam R$15, e são suficientes para 30m2. Mas existem opções de papel de parede auto-adesivo, que não precisa de cola.
 
PASSO-A-PASSO

MATERIAL

- 1 prumo ou nível (geralmente tem um embutido na trena)
- Estilete afiado (se estiver cego, pode estragar o papel)
- Pincéis e rolos
- Rolo de borracha (se quiser) alisar o papel
- Bandeja de pintor, para a cola
- Lápis macio
- Fita métrica
- Escada
- Espátula
- Esponja
- Papel de parede – compre sempre em quantidade maior do que for utilizar
- Cola própria para papel de parede, se o seu papel não for auto-adesivo – as colas são encontradas sob a forma de pó, que deve ser diluído em água, conforme instruções do fabricante.

Preparando a superfície - Para receber o novo papel, a parede deve estar lisa, limpa e seca. Retire descascados, preencha buracos, lave e deixe secar.

Corte o papel de parede - Com a ajuda da fita métrica, meça toda a superfície e defina o tamanho de tiras de papel que irá cortar. Deixe sempre uma folga de 5cm nas quinas, o que serve para ajudar na hora de dar o acabamento. Ao final, você deverá ter diversas tiras de papel de tamanhos que você definiu, baseado na superfície que quer cobrir. Tome o cuidado de cortar o papel de forma que os desenhos das tiras casem, quando colocadas nas paredes. Faça um sinal nas costas do lado que deve ficar para cima, para que não haja risco de colar o papel invertido, com o desenho pra baixo.

Marque linhas verticais com a ajuda do prumo - A primeira linha deve ser marcada considerando-se a largura do papel menos dois centímetros. (A sobra, depois de colado o papel, será retirada com estilete.)

Passe a cola - Há colas que devem ser aplicadas tanto no papel quanto na parede (cola de contato). Mas existem colas que devem ser aplicadas apenas nas paredes. Leia as instruções do fabricante e as siga.

Começe pelo teto - para que a cola não respingue ou caia nos papéis novos da parede.

Coloque a tira de papel sobre a superfície - Com a ajuda da linha vertical traçada, posicione o papel. Deixe sempre uma sobra de papel para cima do limite do teto com a parede. Passe uma espátula sobre o papel, para alisar e eliminar bolhas de ar. Se ainda existir alguma bolha, fure-a com uma agulha bem fina, para que o ar possa sair sem danificar o papel.

Acabamento - Marque o limite da parede com o teto com a espátula. Corte as sobras com ajuda de uma régua ou esquadro e do estilete.

Foto lá em cima, da Living Etc."

Nenhum comentário:

Postar um comentário