quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Treine a sua percepção visual

No curso de Design de Interiores estamos tendo uma disciplina chamada Metodologia Visual, e através dela o professor tem introduzido trabalhos e ideias no intuito de nos despertar para o mundo visual e no quanto ele nos inspira profissionalmente seja em qual área do design atuemos. O designer tem que ser conectado intimamente com o mundo visual, com a criatividade. Uma vez, ele deu uma dica de pendurarmos nossos trabalhos na parede em nossa área de trabalho, e de cabeça para baixo, pois assim os veríamos sob uma perspectiva nova e não nos ligaríamos tanto nos "códigos" conhecidos, apenas nos concentraríamos nas formas. Essa diferente visão dos próprios trabalhos pode até gerar uma nova inspiração para o futuro.
Tudo ao nosso redor parece tão comum, tão corriqueiro que já nem prestamos mais atenção. E o nosso professor tocou nesse ponto, dizendo que precisamos PERCEBER o que encontra-se ao nosso redor, perceber coisas simples como linhas, texturas, cores... até mesmo o ponto, que é o princípio básico da linha. Tudo anotado, resolvi fazer a experiência naquele mesmo dia, desde o momento no qual saí da universidade. Vi-me, então, afogada em um mundo visual! Tantas cores - algumas muito fortes, ao ponto de dar dor de cabeça - , formas diferentes, linhas de vários tipos diferentes de arquitetura espalhadas pela cidade, as texturas...
Bom, no final das contas, achei a experiência ótima, e creio que ao tomar essa atitude como hábito irei enriquecer minhas habilidades como designer. Então, vamos perceber e experimentar as possibilidades do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário