segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Arte e decoração islâmica, e Ana Holck no CCBB

Ontem fui ao Centro da cidade realizar as minhas "andanças" culturais e fui, dentre outros locais com exposições de arte, ao Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB ver as exposições que estavam abertas, e visitei "Islã", "Miragens" e "Ana Holck".
 A obra de Ana Holck possuía uma forma bastante trabalhada, a hexagonal, e ocupou toda uma sala. O interessante é que o visitante interage com a obra, até porque, para sair pelo outro lado da sala tem de passar "através" trabalho da artista. Holck possui amplo currículo, é uma jovem arquiteta e artista de apenas 33 anos de idade que conta com uma grande representatividade nas artes visuais. A obra exposta no CCBB é a "Bastidor", composta por policarbonato alveolar branco e por aqueles blocos de concreto em forma de hexágono. Veja a referida obra abaixo, imagem retirada do site da própria artista (http://www.anaholck.com/obras/view/1/56):

"Bastidor" (2010)

A exposição Islã, por seu turno, é composta de peças as mais variadas possíveis da cultura islâmica. Lápides, páginas do Corão, utensílios domésticos, instrumentos musicais, joias, roupas, mobiliário, tapeçaria, equipamentos de guerra, instrumentos para a escrita, dentre outros, estão dispostos em várias salas do CCBB para nosso deleite até o dia 26 de dezembro, e mostram vários períodos na História dessa cultura encantadora, desde a Idade Antiga até a Moderna. Ao longo de salas e salas vemos peças que talvez nunca mais veremos, por pertencerem, a maior parte, a museus localizados na Síria, no Líbano, no Irã. Por esta razão os cariocas e os turistas que estiverem por aqui até o Natal não podem deixar de conferir de pertinho cada elemento, cada peça exposta, todas com os característicos e marcantes traços da cultura islâmica e tão diferentes daquilo a que estamos acostumados a ver na vivência da nossa cultura ocidental. Infelizmente não pode tirar fotos nas exposições, senão eu teria tirado várias e feito vídeos para postar nesse momento, mas encontrei algumas fotos na internet da exposição que publicarei logo abaixo, cada uma com sua devida referência do local de onde consegui as mesmas:

Prato de cerâmica
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2010/10/11/exposicao-isla-reune-mais-de-300-obras-no-ccbb-do-rio.jhtm
Sandálias de salto
http://luca-txai.blogspot.com/2010/10/exposicoes-no-rj-passeio-cultural-da.html
 Vestimentas
http://www.enjoyrio.com.br/blog/tag/exposicao/
 Um lindo bracelete
http://entretenimento.r7.com/agenda-cultural/agenda-cultural/noticias/ccbb-rio-exibe-tesouros-historicos-do-isla-20101018.html
Astrolábio
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/10/10/exposicao-isla-abre-no-ccbb-com-mais-de-300-obras-entrelacando-historia-religiao-arte-922757593.asp

  Adaga iemenita com bainha
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/10/10/exposicao-isla-abre-no-ccbb-com-mais-de-300-obras-entrelacando-historia-religiao-arte-922757593.asp

Arco com inscrições do Alcorão
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/10/10/exposicao-isla-abre-no-ccbb-com-mais-de-300-obras-entrelacando-historia-religiao-arte-922757593.asp

http://www.dellanno.com.br/blog/index.php/archives/tag/isla
 
Essa mobília (foto acima e foto abaixo) me deixou super intrigada, foi uma das peças que mais me surpreenderam. Todos os detalhes que vocês enxergam em branco na madeira é aplicação de madrepérola! Simplesmente foi de tirar o fôlego e tive que demorar-me uns minutos a mais olhando os detalhes dessas peças. Foi incrível!

 http://www.dellanno.com.br/blog/index.php/archives/tag/isla

Já a exposição "Miragens" também é islâmica, e fica em outro piso do prédio. Acontece que essa exposição trata da arte contemporânea islâmica. Artistas de dez nacionalidades expõem trabalhos que compreendem vídeos, fotos, pinturas, esculturas, técnicas mistas. Fiquei surpresa de uma forma maravilhosa a respeito dessa exposição. Muitas vezes ficamos tão imersos no nosso mundo ocidental que esquecemos que outras culturas também evoluem nas artes, nas ciências, no comportamento, na música, na arquitetura... Muito inteligente, instigante e crítica a exposição. Expuseram suas obras artistas como Khaled Hafez, Hassan Massoudy, Shirin Neshat, Mounir Fatmi e Laila Shawa.

Trabalhos como "Fashionista Terrorista"  fazem uma crítica à cultura de consumo e mesclam com a história, usos e costumes locais. Há um trabalho que consiste em uma máquina de escrever antiga cujas teclas foram substituídas por balas de vários calibres, clara referência às guerras e combates que a região composta pelo Islã sempre sofreu. Um outro é um quadro de uma pessoa só com os olhos à mostra dos quais escorriam sangue. Outros eram dizeres em árabe pintados em composições artísticas com lindos ditos do século XI. Enfim, são muitas obras, cada uma com uma visão da temática proposta, feitas em técnicas variadas e em formas diversas de arte. Simplesmente adorei conhecer os artistas e a arte contemporânea islâmica, e foi maravilhoso ter descoberto a produção desses artistas.
Vejam algumas fotos retiradas da internet dessa exposição (infelizmente, o problema das fotos de novo, é proibido tirá-las):

http://www.bolsadearte.com/paralelo/paralelo_grande.htm

 http://www.shoppingtijuca.com/biasite/index.php/em-cartaz-exposicao-miragens-no-ccbb/

http://www.flickr.com/photos/parambolica/

http://www.flickr.com/photos/parambolica/

 http://fotocontemporanea.blogspot.com/2010/10/miragens.html
http://fotocontemporanea.blogspot.com/2010/10/miragens.html

"Fashionista Terrorista"
http://www.flickr.com/photos/muriloporto/page2/

Ainda dá tempo de conferir essas exposições, que vão até dia 26 de dezembro ("Islã" e "Miragens") e até dia 09 de janeiro (Ana Holck), e ainda são GRATUITAS! O CCBB funciona de terça a domingo, das 9:00hs às 21:00hs. Mais uma vez lembrando: entrada franca para as exposições!!! Então, não tem como não ir :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário