segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Importantes mulheres da História da Arte V - Sofonisba Anguisciola

Pensa que na Renascença só os homens eram artistas admirados e reconhecidos? Embora seja uma questão mais profunda do que parece, porque conta com razões inclusive culturais de uma época, também eu tive uma grande surpresa e fiquei admirada, pois encontrei uma muito bem sucedida artista renascentista, a italiana Sofonisba Anguisciola, que faleceu em 1623, aos 96 anos de idade o que, por si só já é incrível, pois viveu décadas além da expectativa de vida da época.
Sofonisba foi a primeira artista de, digamos, sucesso internacional, na época - pelo menos que saibamos. E seu sucesso não foi coisa pouca. Entre seus "fãs", ninguém menos que o grande artista italiano Michelângelo e o flamengo Van Dyck - que foi conhecê-la e recebeu inúmeros conselhos sobre pintura, quando a artista já estava em idade avançada, mas mentalmente ativa, segundo anotações do próprio Van Dyck.
O principal foco do trabalho da artista eram os retratos. O talento dela era tão reconhecido que recebeu, através de recomendações do Duque de Alva, o convite do rei Filipe II, da Espanha, para tornar-se a artista oficial da Corte, aos 27 anos de idade.

Alguns dos famosos quadros da pintora:

 Auto-retrato
Filipe II da Espanha

A irmã de Sofonisba, Minerva

Isabel de Valois, terceira consorte de Filipe II


Sofonisba retratou-se trabalhando

Sofonisba, assim como as suas irmãs, recebeu grande apoio e incentivo do pai para desenvolver seus talentos, tendo em vista que a mãe dela havia morrido quando a artista era ainda bem pequena, cerca de quatro ou cinco anos de idade. Aos 14 anos o pai enviou Sofonisba e uma de suas irmãs para estudarem com o mestre Bernardino Campi e, quando este mudou-se de cidade, a estudante passou a ser aluna de Bernardino Gatti, tendo posteriormente conhecido Miguel Ángel e recebido muitos conselhos e orientações dele, que ficou impressionado com o talento dela. A partir daí os mestres passaram a aceitar de melhor grado as mulheres como alunas.
Além de grande pintora, Sofonisba abriu uma enorme porta para as mulheres que desejavam seguir estudos nas artes visuais, em uma época na qual elas tinham limites nos estudos na pintura, dentre outros motivos, porque não podiam estudar anatomia nem fazer retratos de modelos vivos, pois na época era indecente que as mulheres vissem os modelos nus. Pode-se dizer, assim, que ela foi uma artista revolucionária pelo impacto que causou na forma de a sociedade ver as mulheres nas artes plásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário