quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Principais heranças culturais - Grécia e Roma

As civilizações antigas deram grandes contribuições que chegaram até nós, e em todas as áreas do conhecimento, como arquitetura, artes, ciências, medicina, etc. Vejamos o que veio da Grécia e de Roma e que nos influencia.
A Grécia é um país banhado pelo mar Egeu, de forma que construiu uma cultura basicamente marítima.
Ao contrário do que se pensa, as colunas na arquitetura não foram obra dos gregos, eles perceberam esse elemento arquitetônico nas construções egípcias e a maior sustentação que elas conferiam (por dividirem o peso da construção igualmente) e adaptaram à sua maneira. Os gregos criaram as ordens arquitetônicas dórica, jônica e coríntia. O dórico é o estilo mais simples e mais "pesado" de todos e foi inspirado nos estilos egípcios; o jônico forma duas volutas, uma de cada lado, sendo mais gracioso que o dórico; e o coríntio é o mais paramentado de todos, muito rico em detalhes. O frontão é a estrutura triangular que vemos nas construções clássicas, que repousa sobre as colunas.


  Veja na figura acima os detalhes e a nomenclatura de cada elemento arquitetônico. A coluna representada é da ordem jônica
http://www.consciencia.org/a-grecia-arte-grega-antiga/arte-grecia-antiga-4

 Perceba o frontão apoiado sobre as colunas
http://historiaeatualidade.blogspot.com/2008/09/cidadania-e-poder.html
 
Um detalhe curioso é um outro tipo de coluna, que não foi tão difundida quanto as outras três, mas que na minha opinião é a mais bela de todas, por ser a mais trabalhada: é a cariátide. As cariátides são colunas com formas de estátuas femininas, que representam as sacerdotisas do templo. Podem ser vistas no Templo de Erictéion, em Atenas.

Templo de Erictéion, Atenas


Dos gregos vem a competitividade no esporte, pois criaram as Olimpíadas, evento com a realização de várias modalidades de esporte, e contava com atletas de várias cidades gregas, que se reuniam em Olímpia para os Jogos, já com a mesma frequência que são realizados na atualidade, de quatro em quatro anos.
Na arquitetura eram predominantes as construções de templos e de teatros.
Na filosofia grandes nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, criaram os pilares dessa ciência, e é herança dos gregos os conceitos como a democracia, a cidadania.
O teatro grego nasceu a partir das inúmeras festas em homenagem ao deus Dioniso (chamado Baco, pelos romanos). No período Clássico (cerca de 480 a 323 a.C.) surgiram os gêneros teatrais da tragédia e da comédia. Os gregos construíram muitos teatros, e era uma grande diversão assistir às peças; criaram o anfiteatro, que é uma arena em formato oval ou circular, que apresentava uma acústica perfeita, pela própria estrutura da construção, pois aproveitava a geografia do local, as montanhas, como suporte para a construção das arquibancadas.

 Anfiteatro grego

Na escultura, a partir do período Clássico, foram surgindo conceitos a serem observados no entalhe das peças, tais como observância da anatomia humana, variedade de posições, proporção, estabelecimento do padrão de beleza masculino e feminino, dentre outros fatores. A partir do período Helenístico as esculturas ganharam acentuados realismo e expressividade, estudos de torsão do corpo... É desse período a confecção da famosa Vênus de Milo.

 http://www.keynes.com.br/espaco/img/luciane.gif

Os mosaicos, a princípio, serviam apenas como elemento decorativo no interior das residências gregas, em geral eram criados com temas mitológicos, e normalmente localizavam-se na sala de estar, cujo desenho parecia configurar um verdadeiro "tapete" no chão do ambiente.

Mosaico grego
 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/64/Dionysos_Mosaic.jpg/220px-Dionysos_Mosaic.jpg

Na pintura, há basicamente duas modalidades a serem lembradas: a pintura mural (sendo nela utilizadas as gradações de tons e manchas de cor) e a pintura dos vasos, de figuras pretas e vermelhas. Nos vasos, os temas variavam entre figuras humanas, animais, estilos geométricos...


No período Helenístico, por volta de 323 a 146 a.C., ocorreu a invasão romana à Grécia, e Roma encantou-se de tal forma com a cultura do país invadido que levou-a a seu país, sendo bastante copiada no começo, posteriormente servindo de inspiração para a construção da cultura romana. No período Helenístico, por sinal, foi que as produções gregas ficaram mais sofisticadas e elaboradas.

Na cultura romana, temos o transporte de muitos elementos gregos, tais como o anfiteatro e as colunas, por exemplo. A partir daquela forma arquitetônica, os romanos criaram o teatro de arena. Na arquitetura, sem dúvida a construção mais imponente e impressionante que podemos perceber até os dias de hoje é o Coliseu, cuja construção foi iniciada por Vespasiano e inaugurada pelo filho e sucessor dele, Tito. Foi financiado pela venda de relíquias judaicas provenientes de um saque a Jerusalém. Em sua imensa arena eram promovidos eventos que agradavam ao romano da época: lutas e combates entre gladiadores, entre estes e feras selvagens, etc. Escravos eram também levados à luta. Esse evento era como hoje é assistir a um jogo de futebol no Maracanã entre os maiores rivais da cidade, que representam, normalmente, recorde de público e de satisfação em ir ao estádio.
Os arquitetos e engenheiros tiveram a engenhosidade de criar sistemas hidráulicos que proporcionavam a inundação da arena para possibilitar a encenação de combates náuticos, e o rápido escoamento da água após o espetáculo. Havia também um sistema que içava feras selvagens para a arena, surpreendendo, assim, os combatentes, fato aterrador que aumentava a adrenalina do espetáculo.

 Vista aérea do Coliseu
http://ixamostradepesquisa.pbworks.com/f/1219444849/RomaANtigaColiseu.jpg

Destaque, também, para a construção de estradas e aquedutos (era por meio dos aquedutos que o Coliseu inundava para os espetáculos), sistemas de esgoto considerados avançados para a época, além da larga utilização da estrutura do arco nas construções.
A escultura também deriva da grega, e ornamentava espaços públicos e privados. Podemos incluir os bustos (espécie de retrato fúnebre que representava a pessoa do seu colo e ombros, para cima), as estátuas equestres (figuras importantes da sociedade sobre um cavalo, pois assim essas personalidades fortaleciam sua imagem pública), os relevos narrativos (frisos decorativos que "contavam uma história"; transmitiam a sensação de profundidade dos entalhes), além das esculturas de corpo inteiro.

 Busto de Horácio, poeta romano
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU2jeic_LDENZ3eo1WAPUg2fJRVg8BCMxrQdWL4GmvlsHU5lwhXTc1O-PmYxlxksKyOEm9mZRYNwycUZlJjQIX_ShRn1KGf0wtAKMczMDhb6r9agV-vVSo0mF0Hh4Y1TFp_DOOM_9p-L6n/s400/3busto+imperados.jpg

Estátua equestre
http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/artes/media/200707/18/hisarte/20070718klparthis_106_Ies_SCO.jpg 

 Estátua de corpo inteiro
http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/escultura-da-roma-antiga400px-.jpg

 Relevo narrativo
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/imperio-romano/vida-na-roma-antiga.php

Muito pouco restou da pintura romana antiga, que era basicamente constituída de afrescos e retratos. Os retratos eram normalmente representativos de pessoas mortas, retratos fúnebres, pintados sobre madeira.

 Retrato de um casal de Pompéia, a cidade italiana devastada 
pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.
http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/como-era-o-casamento-na-roma-a.jpg

O latim era a língua falada na época, e esse idioma gerou todas as chamadas línguas neolatinas: o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno.
O Direito praticado hoje nos países ocidentais deve muito ao Direito Romano, pois muitas regras, normas e doutrinas vieram das que vigiam em Roma.
Óbvio que, quando fazemos uma pesquisa assim, encontramos muitos outros elementos que representam grandes heranças dessas maravilhosas civilizações, como aspectos da matemática, da geometria, da poesia. Para a postagem não ficar tão extensa nem enfadonha resolvi resumir, para que todos tenham uma ideia básica da importância da Grécia e de Roma para os dias de hoje.
Ambas as civilizações clássicas inspirariam um estilo que surgiria muitos séculos mais tarde, o Neoclássico, que representou o resgate das duas culturas e da sua estética.

6 comentários:

  1. adorei ajudou no meu trabalkho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11111

    ResponderExcluir
  2. adorei ajudo muito no meu trabalho de artes muito o brigado !! amei amei amei

    ResponderExcluir
  3. As fotos são perfeitas,dá vontade de tocá-las...parece que estou lá na Grécia!!!!Josyane

    ResponderExcluir
  4. ADOREI COLOQUEI 3 IMAGENS NO MEU TRABALHO... ADOREI MESMO ESSE SITE...

    ResponderExcluir
  5. Agradeço todos os comentários e as visitas!!!
    :)

    ResponderExcluir