sexta-feira, 30 de julho de 2010

Home Offices

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre os "home offices", fruto da evolução da sociedade, das relações de trabalho, da informatização. Como tudo que existe, há os dois lados da moeda; por um lado, super vantajoso, por outro, pode trazer alguns percalços. Vamos lá.

Como desvantagens sempre costuma-se apontar alguns fatores, como o medo do "relaxamento", ou seja, que pelo fato de estar trabalhando em casa o profissional não cumpra suas obrigações com a mesma produtividade e disciplina; também há a questão das interferências do ambiente: tv ligada, som alto, barulho de vizinhos, de crianças, de animais domésticos, de eletrodomésticos, de pessoas circulando... enfim, coisas que nos distraem e desconcentram do nosso foco; outra questão que julgo super importante é a perda da privacidade, pois clientes e fornecedores poderão ligar em dias e horários inconvenientes (o profissional lotado em sua própria casa também merece uma folga!), assim como realizar visitas e marcar reuniões nessas mesmas condições.
Já as vantagens são a facilidade de a mente fluir melhor no trabalho, vez que não há pressão direta sobre o profissional; o conforto de estar em casa, no aconchego pertinho da família; não ficar estressado e relaxar, por não ter de enfrentar trânsito para chegar ao escritório - em especial nas grandes metrópoles; economia de custos com transporte e alimentação; poder o profissional criar sua própria planilha de horários de trabalho e dividi-la conforme a necessidade e trabalhar nos horários que o deixam mais confortável (tem gente que só "funciona" de manhã, ou só à tarde, ou de madrugada, enfim).
É fato que diversas empresas até mesmo de grande porte tem investido nessa nova modalidade de funcionário, trabalhando em casa, pois tais companhias enxergam as vantagens acima de tudo, e o profissional fica satisfeito com essas modificações que o panorama das relações empregado x empregador vem promovendo dentro da sociedade. É uma nova forma de enxergar e estimular o profissional. As coisas caminham, e é assim que deve ser, porque o que ficou estático é ultrapassado, obsoleto.
Se colocarmos "escritório em casa", "home office" numa ferramenta de busca na web encontramos uma série de matérias e posts sobre os mesmos, como montá-los, como administrá-los, até mesmo sugestões de projetos para criar esses ambientes. Alguns links valem ser visitados:
http://carolmendoncadesign.blogspot.com/2009/07/home-office.html
http://carreirasolo.org/respostas/como-montar-um-escritorio-em-casa (acho esse site ótimo, cheio de dicas para quem opta por trabalhar como freelancer)
http://construcaoedesign.com/home-office-para-trabalhar-com-prazer-e-conforto/
http://chesller.blogspot.com/2010/01/saiba-como-montar-o-seu-home-office.html
http://noticias.vrum.com.br/imoveis/template_interna_noticias,id_noticias=29925&id_sessoes=18/template_interna_noticias.shtml
http://adrianabaccari.wordpress.com/2010/03/03/home-office-escritorio-em-casa/
http://www.leroymerlin.com.br/revistadacasa/facavocemesmo.aspx?m=mesa-home-office
http://pro.casa.abril.com.br/forum/topics/montar-e-administrar-um?commentId=3436803%3AComment%3A40492
http://colunistas.ig.com.br/emcasa/seu-escritorio-em-casa/
http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Estilo/Noticia/Escritorio_pra_chamar_de_seu.aspx?id=65879
...E vários outros ótimos links que podem ser encontrados na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário