domingo, 1 de agosto de 2010

Empreendedorismo

Montar o próprio negócio é o sonho de muita gente, que não quer submeter-se a um chefe. Muitos alunos de design também sonham com isso, ter o próprio escritório de design, fazer seu horário, sua clientela, dar vazão à sua criatividade. Comigo não é diferente. Também desejo meu escritório, por isso venho pesquisando bastante sobre empreendedorismo para arquitetos e designers de interiores. Alguns artigos que achei interessantes como um "pontapé inicial" estarão arrolados logo mais, para que possam lê-los diretamente nos respectivos sites:
http://www.sebraerj.com.br/main.asp?View={F252C0E7-B8D4-4CD5-AB17-133739E583ED}&Team=&params=itemID={AC5FEF08-EB89-40E0-8C5B-F79662C01426};&UIPartUID={D90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898}
http://www.empreenderparatodos.com.br/negociacao/mat_01.htm
http://www.portaldoempresariocontabil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84:as-principais-caracteristicas-de-um-empreendedor-de-sucesso-&catid=41:empreendedorismo&Itemid=114
Para aqueles que mora no Rio de Janeiro-capital a Universidade Veiga de Almeida promoverá com início dia 02 de agosto, o curso de extensão "Negócios para Designer de Interiores", com carga horária de 32 horas e investimento de R$ 400,00 ou 2 x R$ 200,00 (veja link: http://uvaonline.uva.br/mkt/site/curso,884,100,__extensao_negocios_para_designer_de_interiores_objetivos.html). O palestrante mestre em Administração de Empresas Joaquim F. de Alvarenga Neto é um conhecido nome quando se trata do empreendedorismo para arquitetos e designers de interiores. Veja o link do curso: http://www.ycon.com.br/cod_138_master.htm. Quem puder participar e quiser compartilhar as impressões e conhecimentos adquiridos será um ótimo intercâmbio. O professor afirma que "Arquitetos e designers que encontro em minhas palestras e consultorias enfrentam em algum momento de suas carreiras desafios inerentes a prática empreendedora. Muitos profissionais de arquitetura e design têm como objetivo de carreira tornarem-se donos do seu próprio escritório. No início dessa trajetória, os profissionais se deparam com questões de ordem administrativa, mercadológica e financeira, totalmente diferentes daquelas ligadas à parte criativa e técnica de suas profissões. Neste momento, são comuns questões como: Quanto devo cobrar pelos meus projetos? Em qual área devo focar meu trabalho? Devo contratar ou terceirizar serviços de apoio? Como deve ser minha relação com fornecedores? Como me tornar conhecido e vender meus serviços? Em outro momento, profissionais com cinco ou mais anos de mercado, enfrentam questões um pouco diferentes, mas também de ordem empreendedora. Dentro deste grupo as questões comuns são: Trabalho bastante, mas de um tempo para cá as coisas estão iguais, como crescer meu escritório além do que construí até hoje? Estou ganhando dinheiro ou trocando figurinhas? Quais os próximos passos? Como e para onde crescer? Como encontrar tempo para me concentrar naquilo que gosto de fazer? Como aproveitar novas oportunidades de negócio? Em ambos os casos, as respostas podem ser encontradas no estudo do empreendedorismo. Foi por isso, visando responder as necessidades desses profissionais, que montamos o curso “Gestão Empreendedora de Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores”. Como o curso foi desenvolvido especificamente para esse segmento profissional, o aluno terá a oportunidade de complementar seus conhecimentos e habilidades de forma objetiva e aplicada. Durante o curso, abordamos exemplos reais e casos dos alunos, desenvolvemos análises e soluções para os impasses da gestão do crescimento e ajudamos o profissional a desenvolver um plano para seu negócio. A experiência mostra que os profissionais após o aprendizado passam a ter maior entendimento, direção e controle sobre seus projetos. Sem dúvida alguma, um passo muito importante no caminho do sucesso profissional." Acesse: http://www.joaquimalvarenga.com.br/?pg=palestraGestao.
Ah, vale dar uma checada mais detalhada no site do Sebrae para obter o maior número de informações possível! É preciso ser ousado, arriscar, inovar, mas com cautela e muito estudo sobre o projeto que será posto em prática; valem todas as informações que puderem ser colhidas na mídia especializada, em livros, e vale também conferir as histórias dos profissionais de sucesso, avaliar a sua trajetória e aprender muitas lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário