domingo, 21 de novembro de 2010

Cenografia

Mais uma possibilidade para o profissional do design de interiores. A cenografia trabalha a concepção de cenários para os mais variados fins: televisão, teatro, cinema, editoriais de revistas (inclusive de moda), desfiles de moda, etc. É uma área muito rica e que deve ser bastante agradável e interessante, do ponto de vista da satisfação pessoal do profissional em relação ao seu trabalho. É uma das áreas pelas quais eu mais me inclino a atuar.
Quando vemos um filme e vemos a composição da paisagem, muitas vezes tudo aquilo foi construído unicamente para aquele fim, ou seja, é uma cidade cenográfica, que depois de rodada a película, tudo o que foi construído será desmontado. Tudo aquilo teve antes de ser concebido em um projeto, discutido, estudado, obviamente o roteiro teve de ser lido pelo profissional para que conhecesse mais a respeito das personagens, do enredo, das situações que seriam vivenciadas ali, das necessidades que deveriam ser supridas... Se parte da história passa-se em um hotel, deve ser projetado e executado um hotel, mas não um hotel qualquer, tem que saber a época na qual a história passa, se é um hotel cinco estrelas, definir o estilo arquitetônico, etc. Não deixa de ser nunca um trabalho de investigação.
A cenografia anda também de mãos dadas com a iluminação, pois um esquema de iluminação pode arruinar ou conferir sucesso a uma tomada, filmagem, espetáculo, show, entrega de prêmio, desfile, etc. Qual o sentido, por exemplo, de ir a um desfile de moda e não haver luz suficiente que possa revelar aos presentes a coleção do estilista e os detalhes, cores e texturas de suas roupas?

 Saga "Crepúsculo"

 Ópera Aída (Verdi)
 Channel
 Novela "Caminho das Índias", Rede Globo
 Cenário de "O Homem Aranha"
 Desfile de moda
 Cenário para o musical "Nine"
 Cenário do programa "SuperPop", apresentado por Luciana Gimenez
 Novela
 Uma das cenas de "A Rosa Púrpura do Cairo"
Fotos para catálogo de moda

É super importante lembrar, também, casos que exigem uma pesquisa mais temática, como por exemplo o da foto que postei da novela "Caminho das Índias" da Rede Globo. A maioria dos cenários exigiu projeto específico de arquitetura e decoração indianas, então coube ao cenógrafo criar projetos voltados para essa exigência, pesquisando desde elementos arquitetônicos até objetos de decoração, religiosos, etc. Nesses casos o trabalho do cenógrafo caminha junto, ao meu ver, com o do figurinista, pois de que adianta um belo cenário do interior de um templo egípcio se a rainha Nefertiti está vestida com roupas da década de 1920? Claro que isso foi um exagero, nenhum profissional faria isso, pelo conhecimento que possui e pela quantidade de pesquisas e estudos que ele faz, mas esse "exagero" foi apenas para mostrar que todos os trabalhos estão interligados e devem atuar harmonicamente.

2 comentários:

  1. E onde no exterior oferecem cursos bons de cenografia?

    ResponderExcluir
  2. Ola! Me identifiquei com você, pois estudo design de interiores e me inclino mais para cenografia, mesmo não conhecendo muito a área, quero ir por esse caminho também,que dica pode me dar para começar por esse caminho,o que preciso focar para ter mais oportunidade nessa área? Parabéns pelo blog! Leila Menezes.

    ResponderExcluir