sábado, 20 de novembro de 2010

Le Corbusier

Na verdade, seu nome era Charles-Edouard Jeanneret-Gris, e Le Corbusier foi seu pseudônimo, e deu certo, porque poucos o reconheceriam pelo seu nome verdadeiro, mas se citarmos o nome Le Corbusier muito mais gente o reconheceria.
Le Corbusier foi um grande arquiteto francês, ao lado de gênios como Mies van der Rohe e Frank Lloyd Wright, e outros, do século XX. Le Corbusier enxergou a arquitetura como forma de atuar em prol do bem-estar humano e de suas necessidades. Foi também grande urbanista, área na qual percebemos seu destaque, e trouxe cinco aspectos nos quais construiu as bases de sua inovadora arquitetura, sendo eles: a construção sobre pilotis (pilastras), terraço-jardim, planta livre da estrutura, fachada igualmente livre da estrutura e janela em fita (para captar com o máximo de aproveitamento a luz natural). Um exemplo conhecido de construção projetada por Le Corbusier na qual foram observados os cinco pontos dele é a Villa Savoye. Essa residência, localizada na França, "Forma com a residência Farnsworth (de Mies van der Rohe) e a Casa da Cascata (de Frank Lloyd Wright) uma tríade de residências paradigmáticas das diferentes tendências da arquitetura moderna que surgiam no início do século." (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Villa_Savoye/).
Brasileiros de destaque mundial na arquitetura, Lúcio Costa e o ainda hoje vivo e ativo Oscar Niemeyer utilizaram-se com sucesso da influência de Le Corbusier em seus projetos.
Le Corbusier ainda criou designs de mobiliário que são sinônimo de modernidade e elegância até os dias de hoje. Suas experimentações em design de mobiliário iniciaram-se em 1928, e ele faleceu em 1965, aos 78 anos de idade.

 Villa Savoye - 1928

 Croqui

 Le Corbusier
 A famosa Chaise Longue



Nenhum comentário:

Postar um comentário