quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eco-design do design de interiores

Eco-design é a modalidade de se criar o design "verde", ou seja, comprometido com o meio ambiente através do uso racional dos recursos naturais, reaproveitamento de materiais, reutilização e reciclagem dos mesmos.
Essa preocupação, fundamentada infelizmente no atual estado de degradação ambiental e situação de alguns recursos ambientais quase no seu fim, tem aparecido e sido acatada por empresas de vários setores, como papel, móveis, tecidos, e outras.
São princípios do eco-design:

(Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Eco-design)

No design de interiores percebemos grande influência e crescente aceitação da parcela consumidora. Há desde tintas até peças de mobiliário projetados de forma ecologicamente correta. Além do mais, esses objetos tem ficado cada vez mais bonitos, elegantes e sofisticados. Pode-se, ainda, reaproveitar madeira de demolição para fabricar móveis, utilizar-se do bambu, do pinus ou eucalipto, que proporcionam ótimos e duráveis móveis.
Procure optar sempre por produtos ecologicamente corretos, use papel reciclado, móveis fabricados com as madeiras acima citadas, pegue materiais inorgânicos e crie uma bela peça decorativa - por que não?, use tintas certificadas como não agressivas ao meio ambiente, não jogue lixo na rua para não entupir os bueiros nem enfeiar nossas cidades, use matéria orgânica (restos de ) como adubo para suas plantas, etc. É certo que o que as empresas podem fazer pelo meio ambiente é mais impactante do que se uma pessoas apenas fizer, mas se todos assumirem suas respectivas parcelas, ainda podemos tentar reverter ou retardar alguns eventos que acontecem e que estão para acontecer.
Pensemos e ajamos! :)



Usha Velasco, Brasília-DF - ela faz ótimo e super criativos trabalhos com materiais que em condições "normais" iriam para o lixo. Vejam o blog dela: http://www.ateliedolixo.blogspot.com/

Um comentário: