sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Feng Shui nos ambientes

Feng Shui (pronuncia-se assim, no original em chinês: fon suei) é uma arte, e mais que isso, uma filosofia de vida oriunda da sabedoria chinesa antiga, que objetiva atrair e manter as energias positivas e dissipar as negativas em um ambiente, de forma a harmonizá-lo e, consequentemente equilibrar o(s) próprio(s) usuário(s) desse local.
Traduzindo o termo ao pé da letra, significa vento-água, até mesmo porque essa técnica baseia-se nos elementos da natureza, pois nela nada nunca está estável, sempre há uma constante evolução, seja em qual aspecto for, mas sempre evolui. Assim, nós, seres humanos, deveríamos nos espelhar nessa simples observação ao que acontece na natureza e passarmos a nos enxergar de uma nova maneira e evoluir, e não termos medo do novo, para não ficarmos sempre estagnados na nossa zona de conforto.
Aplica-se o Feng Shui através do uso das cores no local, da disposição da decoração, da inclusão de certos elementos no ambiente, como plantas e fontes de água, etc.
Os princípios do Feng Shui são, conforme texto de Gustavo Corrêa Pinto, "[...] fruto da observação de fenômenos naturais e experiências praticadas ao longo de milênios. A compreensão do 'Chi', ou seja, a Energia Vital que impulsiona a vida, é a chave para a compreensão e prática do Feng Shui. O estudo da forma, que nos ensina a importância do poder energético da forma, utilizando o simbolismo dos Cinco Animais Sagrados; o conhecimento do Princípio da Polaridade Yin e Yang e o estudo dos Padrões de Classificação da Energia ou Cinco Elementos: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra são a base para o estudo de Feng Shui, seja qual for a linha de aplicação prática que se pretenda seguir. No 3º milênio antes de Cristo, os chineses formularam um modelo de representação para a compreensão da mutação, que partia de uma linha inteira e de uma linha partida. Estas representam o Criativo e o Receptivo, o Sol e a Lua, o Céu e a Terra, o Dia e a Noite, a atividade e o Repouso e todos os opostos que em tudo e em toda parte estão manifestos. Cada trigrama se combina com ele próprio e com todos os outros, criando os 64 tipos de energia ou hexagramas do I Ching. O ser humano é formado por dois impulsos: uma energia dinamizadora, intensa e rígida, sendo a nossa capacidade de caminhar e seguir com confiança, como uma força de impacto e uma suave capacidade receptiva de não resistir, e não resistindo, propiciar aquilo que a resistência não pode propiciar."(Fonte: http://www.fengshuibrasil.com.br/html/historia_principios.htm).

Vejam os diagramas abaixo, que simplificam o entendimento básico do Feng Shui:

Como certamente pode haver algum(ns) de vocês ou outras pessoas conhecidas, ou clientes, que sentem-se atraídos em aplicar os ensinamentos orientais milenares em casa ou no escritório, aqui tiveram um conhecimento-base a respeito do assunto. Para maiores detalhes e aprofundamentos, o velho amigo Google é fundamental! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário