domingo, 28 de novembro de 2010

Importantes mulheres da História da Arte I - Frida Kahlo

As mulheres tiveram papel vital na História da Arte, tanto como artistas plásticas, quanto como musas ou como companheiras e inspirações de outros artistas, assim como incentivadoras e patrocinadoras das artes. Gostaria de destacar algumas, dentre tantas que já passaram pela História, e essa abordagem não será feita de forma cronológica, em relação ao tempo em que viveram, e sim aleatoriamente. Pretendo, com esse post, inaugurar uma série que escreverei e publicarei semanalmente, ou duas vezes na semana, enfim, conforme eu sentir a necessidade de escrever e compartilhar com meus leitores - por sinal, é ótimo entrar nas estatísticas do meu blog e ver que ele tem crescido dia a dia, sendo lido em várias partes do mundo. Agradeço todos os acessos! E quem quiser comentar, será muito bem vindo :)
Hoje escolhi escrever sobre Frida Kahlo. Mexicana de Coyoacán, nasceu em 1907, tendo falecido em 1954, com apenas 47 anos de idade. Sua biografia não é em nada um mar de rosas, e o pior momento de sua vida foi um acidente grave que sofreu quando viajava de ônibus e o mesmo colidiu com um bonde. Uma barra de ferro adentrou o corpo de dela, que teve inúmeras fraturas e passou por diversas cirurgias. Por causa desse acidente, ficou prostrada em uma cama por alguns anos.

Cartaz do filme"Frida", cujo papel principal coube à atriz Salma Hayek

Frida começou a pintar justamente após o acidente e o período no qual ficou presa à cama. Era frequente a sua auto-retratação, assim como algumas vezes pintou o marido, o também artista plástico Diego Rivera, com quem mantinha uma relação muito conturbada. O acidente e suas sequelas a impediram de engravidar posteriormente, e nas vezes em que engravidou perdeu as crianças, pois as sequelas de seu acidente foram a causa do aborto. A perda dessas crianças causou grande impacto na vida de Frida, que também retratou essa angústia em seus quadros. No ano-véspera de sua morte, Frida teve uma das pernas amputada. Assim, a desgraça total, acidentes, cirurgias, perdas, eram uma constante em sua vida.
A obra de Frida é classificada como surrealista, embora ela própria afirmasse não enquadrar-se no movimento, por ter declarado que não pintava temas oníricos, e sim a própria vida.
Sua temática é principalmente suas angústias, seu desespero, o grave acidente que sofreu e suas consequências físicas e psicológicas também são frequentes em sua obra, que é bastante impactante, chocante, inquietante, e retrata a mutilação do corpo humano, a morte, a angústia, o sofrimento, o medo.
Frida contou com grande reconhecimento de sua obra e de sua importância para a arte. André Breton e outros importantes nomes da arte de seu tempo, e posteriormente a ela, conferiram o devido respeito à sua obra.

 Frida e seu marido, Diego Rivera
 Aqui, encontramos a referência a um filho de uma gravidez que não prosperou, devido às sequelas do acidente que a artista sofreu
 Referência de Frida acamada


 Menção a uma das fraturas que sofreu, na coluna

 Ao lado direito de Frida um corpo sobre uma maca, em mais uma referência ao seu longo período de hospital
Frida

Seria interessante, para quem puder, assistir ao filme "Frida". Ainda não assisti, mas tenho muita vontade e estou procurando o dvd. Foram feitos diversos filmes sobre a vida e obra de grandes artistas, e é uma boa dica assistir a eles para conhecê-los um pouco melhor, por um ângulo diverso, o cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário