segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vitrinismo - mais um campo do DI

Há vários posts atrás comentei sobre alguns dos campos de atuação do design de interiores, como os interiores de veículos, lighting design e cenografia. Hoje comento um pouco sobre mais uma possibilidade de atuação do designer - o vitrinismo.
O profissional que atua nessa área monta vitrines comerciais objetivando a melhor exibição dos produtos do seu cliente. "Vitrines bem elaboradas são capazes de transmitir uma idéia ou até mesmo uma sensação ao possível cliente - valorizando os produtos expostos, criando imagens e aguçando os sentidos das pessoas que olham as vitrines." (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitrinismo).
Se você vai a um shopping center, por exemplo, e vê uma vitrine bagunçada, com as peças todas umas por cima das outras, manequins sem as roupas, você entraria nessa loja? Sinceramente, eu não, a menos que tivesse um cartaz colado do lado de fora escrito "liquidação", aí eu poderia entrar só para dar aquela conferida que todos - ou quase todos - nós gostamos de fazer quando há uma promoção em jogo, porque algumas vezes até dá para garimpar uma boa peça no meio daquele caos. Porém, se em frente a essa dita loja há uma outra que demonstre o oposto da primeira, certamente a curiosidade do cliente em potencial estará aguçada, e ele terá vontade de, pelo menos, entrar nem que seja para dizer para o vendedor que está "só dando uma olhadinha". A visão, aqui, é o sentido mais provocado, de forma que deve ser criado um projeto que a instigue a ir mais além.
O designer, creio, também tem que ser meio publicitário aqui, e saber criar um projeto atrativo que chame as pessoas para a loja do cliente que o contratou, seja ele de qual ramo de comércio for. Pode ser uma loja de departamentos, de roupas, de móveis (aqui, normalmente é criado todo um ambiente que exponha as peças principais e que o conjunto fique tão agradável que o cliente passa a querer estar naquele espaço, passa a querer aquele ambiente na sua casa).
Observem mais atentamente as vitrines por onde passarem (se já não o fizerem) e percebam os aspectos que comentei; se sentirem-se tentados a entrar em uma loja, podem saber que essa é a reação que o designer e o dono da loja querem com o projeto que foi criado e executado.

 Vitrine Gucci


Nenhum comentário:

Postar um comentário