sábado, 11 de dezembro de 2010

Programas que um bom designer de interiores deve saber usar

Todas as profissões tem assistido às suas próprias informatizações. Hoje em dia, quem não sabe usar o computador está perdendo espaço; as vagas para estágios e empregos destacam suficientemente como requisitos para o candidato que ele saiba usar certos programas, cada um na sua área, claro; mas saber mexer com Word, Excel, internet, Powerpoint é o bê-a-bá, cabe a nós especializarmo-nos e sermos possuidores do "algo a mais" que nos fará conquistar uma vaga.
Para o design de interiores, o que eu percebo nos anúncios de vagas é a solicitação de que o profissional saiba utilizar especialmente Autocad, Promob, Sketch Up e 3D Max. Não precisa preocupar-se que não são pedidos todos os programas ao mesmo tempo; cada um tem uma especificidade. O Promob, por exemplo, é para quem quer trabalhar no mercado de móveis planejados; portanto, será pedido se você desejar ingressar nesse segmento. No curso de design de interiores da Universidade Veiga de Almeida, onde estudo, tivemos no primeiro semestre aulas de Representação Gráfica, sendo que metade da carga horária foi dada em desenho a mão, e a outra metade em desenho no computador, com a ferramenta Autocad. É trabalhoso e chato no começo, mas é de grande auxílio, e com o tempo nos acostumamos com os comandos e os seus usos. Lembro de que não gostava de usar o programa, mas com o costume em utilizá-lo passei a interessar-me cada vez mais em dominar a ferramenta. Agora, nos meus planos, fazer um curso completo para "domar" a fera de vez. Hoje desenho uma planta baixa, até mesmo complicada, escrevo no desenho, calculo as áreas dos cômodos, coloco as cotas (aqueles "tracinhos" com a medida desejada sobre eles), configuro toda a impressão, gero o arquivo em .pdf... O importante é não ter medo de usar o programa, que no começo assusta, eu reconheço, mas como ele facilita a nossa vida!
O Sketch Up é um programa fornecido gratuitamente pelo Google, por ser criado e desenvolvido pelo grupo. É uma ferramenta de modelagem em 3D, e pode ser baixada sem problemas no link http://sketchup.google.com/. A mais nova versão é o SketchUp 8, totalmente gratuito. Se você deseja alguns recursos a mais, baixe a versão paga, SketchUp Pro. Na mesma página onde indiquei que seja baixado o programa, há tutoriais que ajudam a orientar a utilização do mesmo, e estão em inglês. O Autocad também é um programa em inglês, e seus comandos são dados em inglês, portanto, é bom também que se faça um curso do idioma, que auxiliaria muito, inclusive na vida profissional para além do uso de programas estrangeiros, até mesmo no contato com alguns clientes e fornecedores (não se deve pensar pequeno). Ótimos livros de design são escritos em inglês; excelentes sites de design estão em inglês; grandes profissionais do design são estrangeiros, então nunca será tarde iniciar-se e/ou aprofundar-se no idioma.
Para quem está iniciando o curso de DI ou está pensando em iniciar, pode baixar um programinha muito bom que apresenta um resultado visualmente muito bonito. É o Sweet Home 3D, que pode ser encontrado no site Baixaki, através do link direto http://www.baixaki.com.br/download/sweet-home-3d.htm. Muito fácil de usar, na primeira vez que abri o programa já tinha montado um ambiente, subido as paredes e posto os móveis, que podem ser baixados em uma biblioteca com acesso pelo próprio programa. Nessas férias tenho alguns planos de cursos de férias e mais alguns planos, mas vou tentar criar alguns projetos no Sweet Home 3D e postar aqui para vocês verem o resultado final. Esclarecendo: este não é um programa solicitado por empresas e escritórios que anunciam vagas de emprego (os mais solicitados são os que citei no começo da matéria), mas usá-lo é um bom exercício, ao meu ver, para aqueles que pensam em ingressar em uma graduação em design de interiores e/ou aqueles que já cursam em seu início, como é o meu caso, de estudante que acabou de finalizar o primeiro semestre.
Abaixo, algumas das plantas baixas que realizei na disciplina Representação Gráfica, no Autocad 2009, de dois apartamentos diferentes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário