sábado, 18 de dezembro de 2010

Séries de Tv também oferecem cultura! - The Tudors

A coisa que mais gosto nos seriados ambientados em épocas passadas é toda a reconstrução histórica que a equipe de produção concretiza. Um bom time de profissionais de um bom canal de tv procura ser bastante fiel à História. Eles realizam pesquisas de vestuário, mobiliário, arte, decoração, sotaques, linguajar, comportamento, postura, etc. Vez ou outra cometem alguns erros históricos (e The Tudors entrou para esse rol, mas com apenas alguns pequenos deslizes), mas mesmo assim ainda vale a pena assistir.
The Tudors é uma série que não acompanhei toda, infelizmente, mas que vi alguns episódios - inclusive o último da 4ª e última temporada -, com o ator Jonathan Rhys Meyers no papel do monarca inglês Henrique VIII. A série conta a história de Henrique desde a sua juventude até a sua morte no trono da Inglaterra, e termina por aí, evitando-se alongar e sair do foco que a produção havia determinado, sem contar os eventos que sucederam-se, como o curto reinado de seu tão esperado filho Eduardo VI (filho de Jane Seymour), morto aos 15 anos anos de idade e sua sucessão pelas irmãs, Mary, católica e conhecida na História como "a Sanguinária", e Elizabeth I, grande rainha cujo reinado, que durou 44 anos, ficou conhecido como "Era de Ouro" (por sinal há um filme sobre a rainha, com a atriz Cate Blanchett no papel principal).
Nesse post vou falar a respeito de duas coisas super importantes para a nossa área do design que reparei nesta série: o mobiliário e o interior dos ambientes em si e o aspecto artístico - que não teria como passar em branco ao contar a história do rei.
Indo logo direto ao segundo assunto, falarei da conexão com a arte, feita na série. Quando falo nessa conexão refiro-me à presença do pintor alemão Hans Holbein, retratista do rei. No século XVI Holbein, "o Jovem", foi dos maiores pintores, e hoje é, para nós, um dos maiores artistas do Renascimento alemão (juntamente com Albrecht Dürer). Segundo o site Deutsche Welle, Holbein retratou pessoas muito influentes da época, além do rei da Inglaterra, como Erasmo de Roterdã (por intermédio dele teve acesso à Corte inglesa) e Thomas More. "Na capital inglesa dedicou-se inicialmente a retratar homens de negócios alemães. Seus retratos são tão realistas, que parecem ser feitos de carne e osso. A personalidade das figuras transparece através dos detalhes. [...] Em 1536, Hans Holbein tornou-se pintor oficial da corte do rei inglês Henrique VIII. Um dos seus retratos da família real mostra o orgulhoso rei e seu filho Eduardo, de apenas 15 meses de idade. À procura de sua quarta esposa, o rei encarregou Holbein de viajar pela Europa, a fim de retratar possíveis pretendentes. Henrique VIII apaixonou-se pela bela figura de Anna von Kleve, que resplandecia no retrato de Holbein. Mas ao conhecê-la ficou tão decepcionado, que anulou o casamento. Hans Holbein permanceu pintor da corte até a sua morte, em 1543, mas nunca mais pôde pintar um membro da família real." (Fonte: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,949204,00.html). Faleceu em 1543 vitimado pela peste, aos 45 anos de idade. Algumas das mais famosas obras de Holbein:

 Henrique VIII
 Eduardo VI
 Jane Seymour
 "Os Embaixadores"

No que toca ao mobiliário, realizei uma pesquisa muito árdua e longa; no começo tive praticamente nenhum resultado após inserir vários critérios de pesquisa. Porém, depois de algum tempo e alguns testes de palavras-chave para descobrir alguns resultados satisfatórios, finalmente consegui. O estilo predominante no reinado de Henrique VII, de seu filho, Henrique VIII e de seus sucessores Eduardo VI e Mary, era o estilo Tudor, tanto na arquitetura quanto no mobiliário, e abrangeu o final do século XV até o início do XVII. "El estilo Tudor se desarrolla entre los años 1485 a 1558 y comprende los reinados de Enrique VII, Enrique VIII, Eduardo VI y María. Es una época de transición entre las últimas manifestaciones del gótico y las primeras del Renacimiento. La estructura es gótica: formas rectangulares construidas a base de montantes, larguero y tablas. Se emplean travesaños de sección cuadrangular colocados muy cerca del suelo. El elemento ornamental más característico del estilo Tudor y de todo el Renacimiento inglés es el llamado bulbo de melón, que aparece en casi todos los elementos verticales y se construye muy tallado. Otro motivo ornamental muy característico del estilo que estudiamos es la rosa Tudor. Como elementos ornamentales generales medallones con cabezas de perfil en el centro, volutas, motivos vegetales y grotescos, taraceas. Las camas tuvieron dimensiones exageradas, se emplearon grandes baldaquinos, es decir, doseles que que estaban separados del cuerpo de la cama." (Fonte: http://es.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090519172649AARtWqb).  
"Em sua essência, é uma adaptação inglesa da arquitetura gótica. As construções incorporam planos assimétricos e janelas que terminam em ângulos, formando pontas. O exemplo mais clássico do estilo Tudor é a capela de Henrique VII na Abadia de Westminster, construção marcada por rica, detalhada e organizada mistura de elementos e formas. Depois de 1500, passou por alterações que induziram as torres octogonais decoradas e - dentro das casas - uma preocupação especial com as lareiras, que ganharam formas mais elaboradas." (Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/dicionario_construcao_s.html).
"O interior das casas é sombrio, de madeira ou de pedra revestida a tecido, para maior conforto. As peças de mobiliário são sóbrias, também de carvalho, adequadas a um estilo de vida simples. Os acessórios são simples e sem adornos, de madeira, barro ou metal. Os tapetes e as cortinas pesadas, de tons predominantemente naturais, e os candeeiros de parede são alguns dos poucos elementos usados para dar cor às casas 'Tudor'." (Fonte: http://www.modelkit.pt/casas%20de%20bonecas/CBTipos.htm). Sim, por incrível que pareça, consegui uma das melhores descrições de um interior do estilo Tudor em um site dedicado a aficionados por casas de boneca reconstruidas em estilos de várias épocas. Por aí perceba-se a dificuldade em encontrar material referente a essa temática, em especial imagens. As peças do estilo Tudor "[...] eram geralmente feitas de carvalho e foram fortemente influenciados por ambas medieval e gótico projetos. A maioria das peças de mobiliário antigo produzidos durante este período tende a ser camas, armários, mesas de jantar, cadeiras, bancos e cadeiras. Esculturas que se encontram em peças de mobiliário Tudor geralmente são desenhos de inspiração gótica." (Fonte: http://artigo.polomercantil.com.br/article_display/article_display.php?article_id=antique_furniture_part_one_history__177522). 
Consegui a imagem de uma peça de mobiliário no estilo em questão, que pode ser visualizada abaixo (retirei do site Wikipédia): 

Nenhum comentário:

Postar um comentário