domingo, 19 de dezembro de 2010

Importantes mulheres da História da Arte IV - Hannah Höch

Hannah Höch foi uma artista alemã enquadrada no movimento dadaísta. Nasceu em uma família de classe média na cidade de Gotha em 1889 e faleceu em 1978, em Berlim. Dentre seus contatos artísticos destaca-se a amizade que cultivou com Piet Mondrian. Sua obra baseava-se em colagens, tendo sua importância para arte porque Hannah foi a precursora da técnica da fotomontagem, bastante utilizada hoje em dia, seja para fins artísticos ou não.
Nunca tinha ouvido falar em Hannah Höch, até que na nossa aula sobre Dadaísmo a professora mostrou o trabalho da artista. Como o Dadaísmo é um dos movimentos artísticos os quais eu mais aprecio, simplesmente achei fantástico ter conhecido o trabalho dessa artista. Suas colagens e fotomontagens são elaboradas de tal forma que até chega a dar a impressão de as imagens se encaixarem como se fossem fruto da mesma figura, apesar da desproporção resultado da confusão da mistura de imagens. É o que eu chamaria de uma "bagunça organizada", rsrs. O resultado final ficou sempre muito agradável. Percebe-se que a artista não trabalhava de forma aleatória, mas é visível seu planejamento na composição para gerar uma imagem que, por sua vez, transmita a mensagem desejada.
Já madura Hannah enfrentou o III Reich na Alemanha, e como vários grupos étnicos, políticos, artísticos, acabou sendo considerada pelo regime uma artista degenerada, de forma que continuou produzindo, mas sem "chamar a atenção".
A artista também realizou desenhos e pinturas, mas realmente o que a fez ser conhecida e reconhecida foram as suas colagens e fotomontagens. O material dos seus trabalhos era simples; ela juntava recortes de revistas comuns, populares na época, e depois realizava as composições.
"Hannah refletiu em suas obras a justaposição entre a mulher alemã moderna e a mulher alemã colonial. Ao fazê-lo desafiou as representações culturais das mulheres, levantando questões relativamente à sexualidade das mulheres e aos seus papéis de gênero na nova sociedade. Com as suas imagens Höch abordou os medos, possibilidades e as novas esperanças para as mulheres na Alemanha moderna." (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hannah_H%C3%B6ch).
Algumas das várias obras que Hannah produziu (e vale a pena fazer uma busca no banco de imagens do Google, ao inserir "hannah hoch" na caixa de busca) podem ser vistas abaixo:

 Hannah Höch







Nenhum comentário:

Postar um comentário