sábado, 8 de janeiro de 2011

Dicas de leitura - vale a pena comprar esses livros!

Gente, para variar, estou sempre marcando presença na minha livraria preferida aqui no Rio, da qual sou fiel compradora. Estou sempre bisbilhotando as seções de livros de bolso ("pocket books" - aqueles livrinhos pequenos que falam de variados assunto de diversas áreas de conhecimento), revistas e livros de arte - fotografia, artes plásticas, arquitetura, design de interiores e assuntos relativos e importantes para nossa área. Vale também dar uma circulada em geral na livraria, pois as pessoas muitas vezes bagunçam os livros e nunca devolvem para a seção original, assim, já achei ótimos livros em outras seções.
Não resisti e, apesar do preço (R$ 90,00, devidamente parcelados, claro), trouxe para casa um livro pesado, chamado "Design Brasil - 101 anos de história", publicado pela editora Abril por meio da revista Casa Claudia. Ele traz páginas coloridas em ótimo papel, impressão de boa qualidade, com dezenas de designers - de mobiliário, de objeto, lighting, eco... ou seja, mostra quem faz o quê no design, desde o século passado. Conta um pouco da história de cada profissional no design, traz fotos de seus principais trabalhos, fala deles também e alguns designers até falam sobre seu processo criativo. Fiquei super satisfeita com a aquisição, valeu a pena - repito, apesar do preço. Uma ideia, uma inspiração, podem facilmente sair daquelas páginas para os seus projetos, e também nos ajuda a conhecer a história do design, de certa forma, pois não podemos ignorá-la, tendo em vista que é necessário conhecer o que já foi feito, estudar sua evolução, seus materiais, texturas, para adquirir conhecimentos necessários para procurarmos novas soluções, mais funcionais, ou re-designs...

 Capa

Para os amantes da fotografia que não tem grana nem tempo para fazer um curso, recomendo o "Guia Completo de Fotografia", da National Geographic. Custa R$ 49,90 e você aprende muitas dicas, desde aquelas que te ajudam na escolha da máquina fotográfica até aquelas que fazem com que você dê aquele toque mais profissional às fotos, passando por dicas de composição, de uso do flash, e muito mais. Realmente o conteúdo condiz com o nome do livro: é mesmo um "guia completo".

Capa

Livro nunca é demais, é um ótimo investimento na sua formação e vida profissional (lembre-se: não é porque você se formou que não precisa mais ler nem ficar antenado com o passado, com o presente e com as tendências para o futuro), e mesmo que você não tenha paciência e/ou tempo para lê-lo por completo, um dia, acredite, você vai acabar olhando a prateleira, tirando o pó do livro e realizando alguma consulta nele, que muitas vezes poderá ser crucial para o seu projeto.

3 comentários:

  1. Ótimo texto sobre a importância do livro.

    Eu estou concluindo o curso de Biblioteconomia na UFPB, e estou pesquisando sobre designes de bibliotecas. Sobre como estimular o interesse pela leitura através do ambiente. Você tem alguma informação relevante sobre isso?

    Abs, Noemy.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!
    Andei pesquisando no google indicações de bons livros de Design (de ambientes/interiores). Eu curso design de ambientes, na verdade nos primeiros períodos ainda, e gostaria de ler mais a respeito.
    Se você tiver mais algum para indicar, ficaria muito grata. Gostei bastante do blog, me tornei à partir de agora uma visitante frequente! Parabéns

    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Olha, na verdade há uma infinidade de catálogos, revistas, anuários, livros, etc, dentro da área. Faça o seguinte: vá a uma livraria - tipo uma Saraiva da vida - e se dirija à seção de Arte, na qual estão inseridas a Arquitetura, Design, etc. Sempre que vou à livraria fico na dúvida diante de tanto material, e basta que você tenha a oportunidade de folhear os livros. Por si só você vê aquilo que lhe interessa, eu uso esse "feeling", folheio os livros, e escolho pelos que mais trazem assuntos que me interessam dentro da área. Um detalhe: invista a maior parte d seu dinheiro em livros mais teóricos, básicos. Não gaste tanto com livros e tendências, essas coisas. Óbvio que é fundamental que o designer esteja sempre "antenado", mas as tendências mudam muito, e religiosamente todo ano surgem novos materiais, texturas, usos, etc.

    ResponderExcluir