segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Os clássicos do design nunca morrem!

Mies Van Der Rohe, Verner Panton, Charles e Ray Eames, Eero Saarinen, Le Corbusier, Eero Aarnio, Arne Jacobsen, Isamu Noguchi, e outros, são os principais nomes que vem à cabeça quando se fala em "clássicos do design". No Brasil podemos acrescentar Oscar Niemeyer, Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, que também representam os primeiros nomes que nos vem à mente.
O fato é que as peças criadas por esses designers transcendem quaisquer obstáculos, inclusive temporais. Os designs que criaram, todos bastante inovadores à época de cada um, até hoje causam grande impacto aos olhos de quem os vê. São peças incríveis, não tem como não admirá-las e querer pelo menos uma em casa. Por isso vemos tantos projetos hoje em dia em revistas, internet, eventos de interiores, etc, que incorporam essas peças ao ambiente, pois ainda por cima conferem destaque, chamam a atenção, dão um toque especial de requinte e beleza. As criações dos citados designers provavelmente não vão cair na obsolescência, pelo menos por um looooongo tempo. Como falei, são peças atemporais, perfeitamente encaixáveis em um belo projeto de interiores. Veja, por exemplo, o impacto que causa colocar uma poltrona Barcelona em um ambiente! É linda, chique, super moderna, estrutura de aço com design diferente, assento e encosto de couro - e confortável (falo com conhecimento de causa, ela é ótima!).
Abaixo, a criação mais conhecida de cada designer. Notem as diferenças, comparem cores, texturas, matérias primas, formas... cada um tem seu estilo, e um estilo único!

Mies Van Der Rohe - Poltrona Barcelona

Verner Panton - Cadeira Panton

Charles Eames

Eero Aarnio - Ball Chair

Isamu Noguchi

Arne Jacobsen - Poltrona Egg

Eero Saarinen - Redwomb chair

Oscar Niemeyer

Sérgio Rodrigues - Poltrona Mole

Le Corbusier - Chaise longue

Joaquim Tenreiro - Cadeira de três pés

José Zanine Caldas - Namoradeira

2 comentários:

  1. Me agrada mais os minimalistas, entretanto, algo que todos eles tem em comum é que estão, ou estiveram, bem a frente do tempo.

    ResponderExcluir
  2. como pode tamanha criatividade....lindas todas lindasssss....

    ResponderExcluir