quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Iniciando seu negócio de design de interiores

Já pensaram no que fazer para o seu negócio de Design de Interiores dar o pontapé inicial? Você pode começar montando seu home office. Aquele quartinho de empregada (que não abriga nenhuma profissional do lar), aquela garagem esquecida, aquele 2º quarto na casa ou apartamento que só possui a função de acumular cacarecos, ou mesmo uma parte de um cômodo - nada muito grande... Taí o seu espaço! Assim, não precisa alugar um escritório logo de cara (afinal, você, recém formado e iniciante na profissão, não terá muita grana para investir, salvo algumas exceções dentre vocês).
Você precisa inicialmente ter apenas o seu computador (de preferência um notebook - mesmo que com HD externo, para economizar espaço) com internet, uma mesa que te permita fazer seus projetos confortavelmente (normalmente os projetos de interiores são feitos em folhas tamanho A3 + espaço para seus lápis, lapiseiras, réguas, etc), uma cadeira com braços que te deixe ergonomicamente adaptado ao seu novo "habitat", uma pequena estante para seus livros e ferramentas de trabalho, e uma linha telefônica, de preferência uma outra que não seja a residencial (procure operadoras que ofereçam tarifas e pacotes baratos). Por que não faz a planta baixa de seu espaço de trabalho e projeta da forma que lhe for mais confortável? Assim esse projeto pode te ajudar quando criar seu espaço, além de ainda poder ir para o seu portfólio.
Depois crie perfis sociais que divulguem seus serviços. Os mais populares são twitter, orkut e criar seu próprio blog no blogger ou no wordpress. Possua também um e-mail criado apenas para o seu trabalho, diferente do e-mail pessoal, para não misturar as coisas. Desde cedo pense como empresário do seu próprio negócio e tenha uma visão ampla do mercado. Além das matérias relativas ao design de interiores em geral, procure também informar-se sobre marketing, para aprender a trabalhar a melhor divulgação do seu serviço. Ah, é super importante criar cartões de visita (e tê-los SEMPRE em mãos em qualquer lugar que você for, qualquer mesmo), além ter panfletos e outros materiais publicitários que ajudem na divulgação (procure uma gráfica que faça bons preços; nos cartões, por exemplo, normalmente há bons preços na compra do milheiro, e é vantajoso também porque você terá esse material por um bom tempo até precisar repor). Entregue esse material para amigos, parentes e conhecidos e, com quem tenha intimidade e se sinta cômodo para pedir ajuda, pergunte se algumas dessas pessoas pode ficar com alguns panfletos e cartões e entregá-los a outras pessoas, amigas, parentes e conhecidas, e assim vai. Propaganda boca-a-boca é muito poderosa, nunca subestime! Use a criatividade para fazer a sua atividade florescer e render frutos. Ninguém vira um designer de sucesso do nada, e nessas horas o marketing pode assumir um papel fundamental entre ter e não ter trabalho.
Inicie seu planejamento com a ajuda dessas dicas, e pense em médio e longo prazo também. Estabeleça metas. Pense grande. Atualize-se e estude novas tendências sempre.

3 comentários:

  1. Quer saber? Seu blog é muito bom!! Seu texto me ajudou a colocar os meus pensamentos em ordem viu...gostaria de conversar mais com você sobre os meus planos... de designer pra designer...to te seguindo no twitter, qlq coisa me manda uma direct message ou sei la :D valewwwwww fi
    Thyeme

    ResponderExcluir
  2. Olá adorei aqui... essas dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço todos os comentários e as visitas!!!
    :)

    ResponderExcluir