quinta-feira, 29 de julho de 2010

Moda x Design

Quando se começa a mergulhar no oceano de possibilidades do design de interiores, primeiro se descobre que "design" é o gênero, e "interiores", a espécie. Como falei antes, sou estudante do primeiro período de Interiores porque estou matriculada, mas nem comecei ainda a estudar, porém há alguns meses, desde que decidi cursar a faculdade, venho fazendo pesquisas de horas por dia, sigo blogs, recebo newsletters, leio livros, vejo tv, compro revistas.
"Design" é o gênero que abarca interiores, gráfico, moda, de produto, etc. Design, traduzido do inglês, significa projeto, desenho, esboço. E é aí que, ao meu ver, reside o foco do trabalho daqueles profissionais, pois é dessa forma, através de um projeto, de um desenho, que põem sua criatividade e suas ideias para fora, materializando-as.
Todas aquelas profissões mexem com os conceitos do belo, da estética, do funcional, do conforto dos clientes consumidores do serviço específico que ofertam. Enxergo a moda, em particular, em imensa sintonia com o design de interiores. As tendências de tecidos, de texturas, de combinações, tudo remete a essa importante aliança. Percebo que o designer (todos eles) deve ter em mente esse caráter multidisciplinar em relação às demais áreas, e conjugar os conhecimentos no exercício da profissão aumenta as chances de sucesso no seu trabalho.
Interessante o método de trabalho do designer de interiores Thom Filicia. Quando, no programa de tv, ele visita a cliente, procura conhecê-la e a seu estilo, para dar o toque pessoal, deixar o ambiente com a "cara" da pessoa. Vejo isso como fundamental, pois o cliente quer estar em um lugar que remeta a si próprio, no qual sinta-se confortável e perceba que aquele espaço foi criado pensando nele e no que ele esperava do trabalho do designer.
Thom costuma pedir que a cliente busque peças de vestuário e objetos pessoais (seus favoritos). Ele leva essas peças para o seu estúdio, onde conta com a ajuda de uma especialista em moda, que "traduz" o que aquelas peças lhe dizem quanto ao estilo da dona delas. Ele capta texturas, cores, estampas, detalhes, e a partir daí monta o seu projeto, e sai às compras!
Realmente, uma roupa pode dizer muito a respeito de quem a veste, e creio que todas as ferramentas são válidas na hora de criar o (s) ambiente (s) ideal para o cliente, que satisfaça todos os requisitos de esteticidade, funcionalidade, conforto, praticidade. A profissão do designer de interiores pode ser explorada de diversas maneiras, e essa é uma das coisas que mais fascinam.

Um comentário:

  1. Oi, Nathalia.
    É muito bom encontrar mais estudantes dedicados a divulgar a importância e a pluralidade do Design de Interiores.
    Estou incluindo seu blog entre meus amigos na sala da Caderneta - www.acaderneta.blogspot.com

    Abraços.

    ResponderExcluir