quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Algumas sugestões de leitura

Mesmo bem antes de recém iniciada nos estudos na Universidade (as aulas iniciaram-se dia 11/08) eu já vinha informando-me sobre a profissão, suas atribuições, curriculo, etc. Pena que o que falta aos brasileiros é informação sobre o design de interiores; no exterior já é uma profissão bem conhecida e reconhecida, em especial em países como Estados Unidos, Inglaterra e Itália, mas aqui no Brasil a situação tem melhorado bastante ao longo dos últimos anos, e agora com o superaquecimento do mercado imobiliário previsto para até os anos que virão a profissão também vai aquecer-se ainda mais e disseminar-se.
Voltando ao assunto-tema desse post, eu comprei previamente dois livros, que achei super interessantes, tanto na livraria quanto depois de lidos com muita calma e atenção. O primeiro deles é bem básico, um bê-a-bá mesmo, e virá a calhar nesse semestre, pois terei disciplina de História da Arte. A obra chama-se "O que é Arte", de autoria de Jorge Coli, editora Brasiliense, o volume número 46 da excelente coleção Primeiros Passos da editora. Por ser um tema intrigante e complicado - a conceituação do que seja a arte - a leitura requer ainda mais cuidado, e o autor expõe com muita perícia várias vertentes importantes para a compreensão do tema. Vale demais a leitura, é um livro barato e agregador de importantes conhecimentos.
Alguns dias atrás comprei o segundo livro que poderá ajudar-me muito no curso e na vida profissional, intitulado "Desenho de Arquitetura", de Patricia Ferreira, da editora Imperial Novo Milênio. Este livro, como o tema sugere, é de natureza técnica. É um trabalho muito rico em informações como normas e regulamentos vigentes em algumas capitais, representação gráfica (fundamental para a elaboração de plantas baixas, usadas em design de interiores para a criação do projeto), informações complementares, fases do projeto de arquitetura, termos usuais em construção civil, etc. É um livro pequeno, com 134 páginas, e recheado de informações mais do que úteis para o estudo e futuro exercício da profissão. Ambos foram livros de cuja aquisição não dá para arrepender-me.
Pesquisem preços nas livrarias de suas cidades, e se o preço do livro acrescido do valor de envio compensar, compre pela internet. Foi assim - pela internet - que comprei minha prancheta portátil, o livro "Desenho de Arquitetura", um celular... É um meio que pode compensar muito, sem falar no conforto de receber a mercadoria em casa. Pesquisem e verifiquem o que será mais compensador. Costumo frequentar - para pesquisar materiais técnicos e livros - sites como o Submarino, Saraiva, Livraria da Travessa, Casa Cruz, O Projetista, Lojas Americanas e os sebos Estante Virtual e A Traça, mas há vários outros, basta ter tempo para pesquisar e tudo dá certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário