terça-feira, 17 de agosto de 2010

Que luxo a primeira semana de aula na Escola de Design da UVA!

As aulas iniciaram-se quarta-feira passada, portanto, com a aula de hoje, terça-feira, ficamos conhecendo todos os professores e matérias do semestre. Até publiquei no meu twitter como foi bacana esse começo. Um novo começo; um começo de uma vida nova. Vejamos como foi - e será - o dia a dia.
Às segundas teremos aula de Laboratório de Criação, com o professor Madson Oliveira, conterrâneo meu, do Ceará, aqui no Rio de Janeiro, olha que luxo! Cearense tem estrela, hehehe. A sala é grande, cheia de materiais, revistas, pia, mesas individuais grandes, tudo para criar um ambiente confortável para... criar! O professor pediu-nos alguns materiais para a próxima aula e também incumbiu-nos de levar uma foto ou recorte de revista de um objeto 3D não orgânico (um objeto qualquer) que esteja retratado com boa representação gráfica. Iremos reproduzir o objeto em sala. Como será feito? Só saberemos segunda-feira, mas esta é uma das disciplinas que mais vou gostar!
Hoje tivemos aula de Metodologia Visual, e logo de cara o professor Antônio Roberto embarcou conosco em uma "viagem" nos conceitos iniciais de sua disciplina que, assim como a anterior, será predominantemente prática, o que adorei. Solicitou também alguns materiais e passou um pequeno exercício em sala hoje. A proposta era: Deus havia nos convocado para projetar um mundo novo que seria criado, e a requisição Dele, como "cliente", era a de que o novo mundo deveria ser feito de formas ainda não conhecidas, tomando por base apenas linhas em forma de "Y" que poderiam ser de qualquer tamanho e estarem dispostas de qualquer maneira, desde que dentro desse formato - uma linha única que se bifurca. Achei curioso o exercício, e gostei de trabalhar isso. Não sei se o meu ficou bom, acho que ficou meio louco, algo que a Lady Gaga provavelmente teria feito na mesma aula, rsrsrs, mas na próxima semana o professor vai dar continuidade ao exercício, talvez peça que cada um explique o seu propósito com aquilo que produziu; ele também falou algo que considerei super importante: a partir do momento em que somos estudantes de design precisamos parar de pensar como o consumidor, que recebe o produto pronto, e sim devemos pensar como o produtor, porque isso é design! Uma reflexão muito bacana.
Quarta-feira teremos aula de Representação Gráfica. Uma disciplina, duas professoras, cada uma com uma abordagem diferente. Isso é interessante porque durante metade da manhã teremos desenho na prancheta, e é aí que aprenderemos no "braço" a fazer as plantas baixas, em suma. No restante da manhã faremos a mesma coisa, só que no Laboratório de Informática no programa Autocad, do qual já tivemos algumas noções iniciais de comandos e de familiarização com sua interface gráfica. É um bocado complicado de usar, mas como foi o primeiro contato com o programa eu nem me preocupo tanto, pois sei que a prática e a convivência com suas funções nos levará a utilizá-lo com propriedade, afinal, quando algo é novo para nós é comum passarmos por alguns tropeços e dificuldades, mas também quando se acostuma, tudo deslancha. Creio que vá gostar mais da parte do desenho na prancheta, porque gosto de desenhar, sentir o lápis, riscar. Além do mais a professora Nara Iwata tem a maior paciência conosco no Autocad.
Às quintas-feiras, Projeto Conceitual. É uma disciplina cuja avaliação é um projeto que deve ser feito em grupo para, ao final do semestre, caso selecionado, seja executado em algum evento de grande porte da Universidade, provavelmente na semana de moda, que é a formatura dos alunos de Design de Moda. Particularmente, achei a ideia espetacular, pois uniria Moda e Interiores e, como já falei em um post anterior, as duas tem entre si uma conexão muito forte, além de eu gostar muito de moda. O tema dos projetos deste semestre já foi lançado, mas nesta quinta a professora Beatriz Chimenthi dará maiores detalhes sobre a empreitada.
E às sextas-feiras?? História da Arte! Ah, música para os ouvidos... É outra disciplina que também me fascina. Creio que a professora Dayse Marques vá explorar incrivelmente essa disciplina encantadora. Aula passada ela falou sobre alguns pintores, contou um pouco da história de Van Gogh e do quadro "O Grito" de Edvard Munch. E, no mesmo dia, aula de Introdução ao Design. A professora já passou algumas atividades para serem entregues nesta sexta e um livro, "Design do Objeto - bases conceituais" para lermos até a sua página 30. Para não começar acumulando atividades, já fiz tudo isso, e até o final do semestre vou procurar fazer tudo em tempo para não ter prejuízo nem sobrecarga de trabalhos, desta forma, conseguirei fazer tudo com um cuidado maior, com mais calma e, consequentemente, com maiores chances de obter boas notas e satisfação pessoal por aquilo que irei realizar.
So, this is it!

Um comentário:

  1. Bom dia Natália, li seu post e vejo que está muito feliz e animada, bacana. Eu também estou no primeiro ano, começei logo em Fevereiro. Portanto tenho aí uns meses a mais! Te garanto que o curso é maravilhoso!
    E vamos lá, promover a beleza nesse pais! Que os objetos do nosso dia a dia podem ser uteis e belos!
    =)

    ResponderExcluir