terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pop Art - o movimento, seus artistas e suas obras

O movimento artístico chamado Pop Art provém do Dadaísmo, um outro movimento sobre o qual falarei muito em breve, e teve seu início na década de 1950. O movimento chamou-se Pop Art por causa de seu apelo às massas, pelo fato de utilizar-se de elementos da cultura popular, do dia-a-dia das pessoas em geral. Assim como no Impressionismo e mais alguns movimentos artísticos, o termo que batizou esse movimento veio de um crítico de arte. Até a Pop Art dizemos que a humanidade vivenciou o período que durou a Arte Moderna; a partir desse movimento em diante, estamos frente à Arte Contemporânea.
Os temas tratados peolos principais artistas desse movimento foi a cultura ocidental, a sociedade de consumo e seus produtos, serviços, ícones, como Coca-cola, Michael Jackson, Elizabeth Taylor, Jackie Kennedy, a lata de sopa Campbell's, Elvis Presley, o dólar, caixas do sabão em pó Brillo, histórias em quadrinhos (HQs), etc.
O artista de maior destaque da Pop Art é, sem dúvida, Andy Warhol, falecido em 1987. Ele utilizou-se bastante da técnica de silk screen (serigrafia) para as suas obras. E ainda "apadrinhou" no mundo das artes o jovem artista Jean Michel Basquiat que, de origem pobre, por vezes criou obras "pintando" com ketchup e mostarda, mostrando, assim, que para ser artista e produzir obras não é necessário ter os estojos mais caros e completos de pintura nem as melhores telas.
Outros artistas contribuíram de forma gigantesca para o movimento, como Roy Lichtenstein, Jean Michel Basquiat e Robert Rauschenberg. Roy Lichtenstein, como podemos perceber logo abaixo, foi um artista que utilizou-se muito da estética das histórias em quadrinhos para as suas obras, estética essa que também faz parte da cultura popular ocidental. O jovem novaiorquino Basquiat, morto aos 28 anos de idade devido a uma overdose, começou sua trajetória no grafite, forma de arte urbana, de rua, da cultura de massa, depois foi-se inserindo cada vez mais no círculo das artes, ganhando reconhecimento em pouco tempo (uma curiosidade é que ele namorou Madonna quando ela estava ainda prestes a ficar famosa, em 1982). Hoje, suas obras valem somas expressivas. As obras de Robert Rauschenberg foram simplesmente o início do que seria a Pop Art, apesar de o maior reconhecimento mundial ser de Andy Warhol. Rauschenberg foi um incrível e criativo artista que saiu do plano da obra de arte composta por tinta e um plano (a tela); inseriu outros elementos (como a combinação de objetos, ou a tinta sobre um objeto, e outras). Por volta de 1960 ele aderiu à técnica do silk screen para fazer sua arte em cima de fotografias.

 Roy Lichtenstein
 "Whaam", de Lichtenstein

 "Beijo"
 O excêntrico Andy Warhol

 Obra de Warhol
 A lata de sopa Campbell's
 As famosas Marilyns coloridas de Warhol
 Marilyn Monroe

 "Brillo box"
 "Michael Jackson" (1984)
Mickey Mouse

 As Monalisas de Warhol, técnica de silk screen
 Andy Warhol e Jean Michel Basquiat
 Quadro de Basquiat
 1981

 A versão de Basquiat para a Monalisa
 "Tabac" (1984), Basquiat

 Robert Rauschenberg e, logo abaixo, algumas de suas obras





Uma curiosidade sobre Andy Warhol é que ele também fazia filmes, que contavam com grande audiência na sua época. Certa vez ele chamou pessoas dispostas a filmar, colocou-as uma a uma diante de uma câmera, ligou o aparelho e... saiu! As pessoas ficavam lá, paradas olhando para a câmera, sem saber o que fazer, pois o "diretor" havia sumido; elas franziam a testa, mexiam nos cabelos, ficavam sem jeito. Com esse trabalho, Warhol quis mostrar que a mídia sufoca o ser humano, pelo incômodo que estar diante da câmera gerava para aquelas pessoas. Outra vez fez um filme de oito horas com a câmera parada na mesma paisagem, captando as mudanças e interferências que sofria. Certamente eram trabalhos muito excêntricos, mas que tinham muito a dizer, como a seguinte frase dita por Warhol que tornou-se verdadeira profecia na atual era dos big brothers e outros reality shows: "No futuro toda a gente será famosa durante quinze minutos".

Um comentário: