quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A fotografia de Richard Avedon

Richard Avedon já nasceu inserido no mundo da fotografia, pois seu pai era fotógrafo, tendo ensinado-lhe fundamentos e repassado-lhe importantes conhecimentos que ajudaram-no a imergir nessa arte.
Viveu entre 1923 e 2004, de forma que teve a oportunidade de captar pessoas do povo, personalidades artísticas, políticas, e outros, e de várias épocas, como Marilyn Monroe e Charlize Theron.
Avedon revolucionou a visão fotográfica até então vigente, captando ângulos diferentes do ser humano (que era sempre o "alvo" de suas fotos) que ainda não haviam sido captados, tendo atuado como fotógrafo de diversas revistas, especialmente de moda, como Harper's Bazaar e Vogue. Em suas fotografias, Richard saía do comum, criava toda uma "história", uma teatralidade para envolver os seres que captava, tendo muitas vezes criado polêmicas devido a algumas fotos, como as de nu frontal masculino. Muito raramente fotografava em colorido, tendo como uma de suas marcas a utilização da escala monocromática.
Como nesse blog também falo bastante de arte, por possuir relação íntima com o design de interiores, não poderia deixar de falar no trabalho de Richard Avedon, tendo em vista que a fotografia, ao lado do grafite, da arte digital, da volta do desenho a mão, etc, formam, conjuntamente, as direções que a arte contemporânea tem tomado desde o seu início, com a Pop Art.
Avedon foi um vanguardista, tendo inovado há décadas atrás em uma estética que até mesmo para os dias de hoje é perfeitamente atual, moderna e inovadora.
Para ter-se uma vaga ideia do valor de um trabalho de Richard, há cerca de dez dias foi leiloada uma foto que ele tirou em 1955, e que atingiu a soma impressionante de 841 mil euros (!). Sou muuuuuito fã de arte, fotografia, e do trabalho dele. Logo abaixo, vocês verão porque as fotos de Avedon são consideradas verdadeiras obras de arte

 Richard Avedon


 O ícone Marilyn Monroe
 Essa fez parte de um ensaio e, sinceramente, acho incrível: simples, mas uma grande ideia com muita criatividade :)
 Um garoto do Harlem
 O pintor espanhol Pablo Picasso
 O casal Jackie e John Kennedy
 Ezra Pound, poeta, músico e crítico literário norteamericano, falecido em 1972


 Ensaio fotográfico
Brigitte Bardot

Nenhum comentário:

Postar um comentário