sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ainda sobre a regulamentação da profissão do designer de interiores

De volta a essa questão, que é super importante ser discutida até que o design de interiores torne-se profissão devidamente regulamentada, com determinação do piso salarial, da carga horária de trabalho, delimitação de competências, criação de um conselho que fiscalize as atividades, tudo como manda o figurino para garantir a segurança dos profissionais no exercício de seu labor e dos clientes.
A questão, infelizmente, encontra-se congelada no momento, mas houve algumas tímidas evoluções, que estão ainda longe de chegar à regulamentação de fato, porque falta vontade legislativa e, também, de certa forma, mobilização dos próprios designers, que precisam se reunir e mostrar que SIM! nós existimos, e exigimos que o nosso trabalho seja reconhecido por lei.
Designers como Paulo Oliveira e Freddy Van Camp já tocaram bastante nessa tecla, e aqui estou eu para endossar as críticas e exigências deles.
Mas, reflitamos sobre o balanço do que aconteceu até hoje.
Há um projeto de lei, o de nº 4.525/2008, de autoria do deputado Tadeu Filippelli do PMDB/DF, que foi apresentado há exatos 2 anos (17/12/2008), para regulamentar a profissão de designer de interiores. Porém, o que veio de positivo com a iniciativa do deputado autor do projeto, veio em retrocesso há cerca de um ano, quando o projeto foi rejeitado. Acompanhe a evolução dessa tramitação no link http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=421150, onde pode-se inclusive ser acessada a íntegra dos votos de rejeição.
A CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho abriga em seu catálogo a profissão designer de interiores, tanto o técnico quanto o de nível superior, sob os códigos 3751 e 2629, respectivamente. Essa é uma boa notícia, mas está longe ainda do que deve ser feito. Somente a regulamentação vai assegurar ao profissional as condições de trabalho necessárias, a delimitação de suas competências para evitar embates com outras profissões e com outros conselhos, e também garantirá a segurança do cliente, que contratará um profissional registrado, com direitos e deveres, que terá um conselho fiscalizando e organizando as suas atividades.
Tenho visto na internet vários artigos sobre o assunto, e respeito todas as opiniões, inclusive as de quem é contra, que alega, dentre outras coisas, que o profissional passaria a ficar acomodado tendo a segurança de uma proteção legal e não ficaria motivado a ser um bom profissional, visando apenas o dinheiro e excluindo a qualidade do trabalho. Bom, eu não concordo com o argumento, pois se seguirmos essa linha de pensamento, extinguiremos de pronto com a OAB, com o CREA, com o CREFITO e ninguém mais trabalha sob proteção legal nem de conselho ou ordem. Profissionais ruins e antiéticos há em TODA profissão e eu, por exemplo, tive o cuidado de procurar uma boa universidade, estudo bastante, frequento eventos da área, leio sobre arquitetura e interiores de outros países, tendências, estilos, já tenho planos de fazer duas pós graduações, enfim, desejo SIM tornar-me uma boa e diferenciada profissional, que tenha o "algo a mais" a oferecer aos clientes. Acho extremamente relativa essa discussão da acomodação, e creio que há profissionais e profissionais, mas é super importante debater todas as nuances do assunto, e chamar a atenção para o mesmo; assim, quem sabe em breve a questão atrai os olhares do nosso legislativo.

Um comentário:

  1. Olá Nathalia,
    estava pesquisando na web hoje e encontrei este seu belo post sobre a questão da regulamentação profissional.
    Agradeço a citação no texto e também por perceber que você apesar de ser apenas uma estudante ainda, já tem preocupações sérias a respeito da profissão e as trata de forma pontual.
    Só gostaria de acrescentar uma coisa ao seu texto na parte em que fala dos que são contrários à regulamentação alegando a acomodação:
    Os acomodados o próprio mercado exclui. Portanto se esta é a preocupação, deve ser dos acomodados que não se atualizam, especializam, pesquisam, estudam e correm atrás da evolução constante tanto do mercado quanto das ferramentas necessárias à nossa profissão.
    Parabéns pelo excelente blog!!! Já está em meu blogroll ok?
    PS: entre e contato comigo por e-mail pois preciso conversar com você sobre um assunto sério que tem a ver com a regulamentação. ld.paulooliveira@gmail.com
    Abraços,
    Paulo Oliveira

    ResponderExcluir