terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Arquitetura e mobiliário antigo - Egito

Gosto da ideia de que para entendermos o presente, e o que virá com o futuro, precisamos conhecer o passado, até porque o que existe hoje é resultado de estudos que ocorreram em algum momento passado e que foram aperfeiçoados com o tempo e com as novas tecnologias - é o caso da internet, dos computadores, dos materiais de construção, da arquitetura, da metalurgia, etc.
Quero falar hoje, em linhas gerais, da arquitetura e da mobília do antigo Egito. Particularmente, é esta a civilização antiga que mais gosto de estudar, desde os dez anos de idade. É fascinante perceber que algumas coisas do que hoje fazemos e produzimos de modo mais simplificado e com a ajuda da tecnologia, maquinário e ferramentas modernas, os povos desde a pré-história já o faziam, e muito bem. É o caso da arquitetura, na Antiguidade.
A descoberta do uso da coluna, que hoje é um dos conhecimentos básicos na arquitetura, foi um grande avanço na Antiguidade, e disseminada no mundo. Os pioneiros nessa utilização foram os egípcios, e não as civilizações clássicas, como muitas vezes cremos ou somos levados a crer. Gregos e romanos perceberam o potencial que essa técnica arquitetônica tinha e a levaram para as suas construções. Os capitéis das colunas egípcias possuíam estilos diferentes, com formas de lótus, papiro e palmeira (da mesma forma fizeram os gregos, criando três estilos de capitéis - dórico, jônico e coríntio, sobre os quais falarei mais no post sobre Grécia e Roma).


Pirâmide projetada por Imhotep

Intriga-me imaginar a construção de palácios e templos, como o enorme Karnak, sem o auxílio de retroescavadeiras, guindastes, e toda aquela aparelhagem da construção civil moderna. Mas eles conseguiram - e os seus resultados estão lá, há milhares de anos, imponentes, sem grandes abalos, exceto o desgaste natural e da passagem dos milênios.
Os egípcios perceberam que o uso de colunas distribuiria igualmente o peso da construção, consequentemente, não forçaria tanto assim a estrutura, que passaria a ser mais resistente. Arquitetos egípcios realizaram grandes proezas em sua área, com destaque para o grande Imhotep (o primeiro arquiteto que a História nos reporta), que exerceu várias profissões e funções do alto escalão egípcio. Sua importância foi tão grande na Corte do faraó Djoser, que quando Imhotep morreu, ele passou a ser reverenciado como um deus, com culto próprio. Ele idealizou e projetou a pirâmide de degraus (a primeira pirâmide da história egípcia) para servir de última morada para o faraó, em Sakkara. Imhotep teve a ideia de colocar mais "degraus" nas já conhecidas mastabas, cada um menor que o de baixo, para formar a estrutura piramidal.
Os egípcios utilizavam-se de cores vibrantes na decoração - inclusive dos túmulos - com uma paleta que, além do branco e do preto, continha as cores primárias, especialmente. Os interiores eram ornamentados com pinturas que retratavam assuntos diversos, como o dia a dia, as rotinas militares, as conquistas do faraó, os deuses do panteão egípcio, a vida como eles acreditavam que seria "do outro lado"... além, claro, dos textos.
O mobiliário, em termos de requinte, elegância e luxo, dependia das posses do seu proprietário. A mobília real, como é de se imaginar, era extremamente suntuosa, rica em detalhes e na qualidade dos materiais empregados; a dos camponeses e pessoas menos abastadas era muito simples, e eles possuiam aquilo que mais basicamente necessitavam, como banquetas e uma estrutura para servir como cama.




Acho esse trono simplesmente maravilhoso! Observem a riqueza dos detalhes...
Foi encontrado na tumba do jovem faraó Tutancâmon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário