domingo, 12 de dezembro de 2010

Importantes mulheres da História da Arte III - Mary Cassatt

Mary Cassatt (1844-1926) foi uma grande artista plástica norteamericana impressionista. "Foi amiga da pintora Berthe Morisot. Ambas da alta burguesia, pouco dadas a convivência de cabarés, imprimiram nas suas telas o lado mais feminino e intimista da vida das suas contemporâneas. Mary Cassat ficou também famosa por ter pintado a primeira mulher condutora de carro de cavalos." (http://www.leme.pt/biografias/80mulheres/cassat.html).
Para situar a leitura em relação ao movimento artístico a que se refere, falemos em linhas gerais sobre o Impressionismo. Esse movimento procurou uma nova abordagem da arte, desvencilhando-a da realidade e da rigidez do academicismo. O elemento mais caracterizador da pintura impressionista é o estudo da incidência da luz e do movimento, além das sombras iluminadas e da captação da luz sobre uma paisagem em determinado momento do dia (perceba o uso da palavra "paisagem", pois os impressionistas não deixamvam-se confinar em um atelier; a temática da pintura impressionista só poderia ser retratada no exterior; ao invés de localizarem-se no atelier, os cavaletes impressionistas iam para fora do ambiente fechado).
De ascendência francesa da parte de pai e de mãe, Cassatt viajava bastante pela Europa, encantada pelos fascínios da arte que conheceu por lá, e, de volta aos EUA, frequentou a Academia de Artes da Pensilvânia, Filadélfia. Conheceu Degas, um grande artista plástico impressionista, que a convidou para expor trabalhos em 1879, em uma exposição de obras impressionistas.
Integrou o seleto grupo de impressionistas ao lado Degas, Monet, Renoir, Pissarro, Morisot. A partir desse momento "[...] compromete-se de maneira mais dedicada à arte do desenho, que irá ajudá-la a dissociar-se dos Impressionistas e criar um estilo próprio. É nessa época também que começa a trabalhar com o tema que irá lhe garantir um maior reconhecimento e um lugar próprio entre os Impressionistas: a representação de mães e filhos. O ambiente feminimo burguês está sempre marcado na sua obra, e a sua descrição da figura humana em óleo, pastel e ponta-seca são de uma técnica precisa e realista, representando as tonalidades da carne e das expressões faciais com uma impecabilidade excepcional. Ao longo de seu envolvimento com os Impressionistas, procurou expressar suas fortes opiniões sobre arte e seus preconceitos contra a tradição dos salões oficiais. Sendo uma dentre os poucos membros ricos do grupo, e com uma rede social invejável, ajudou a promover os trabalhos de seus colegas e até mesmo a comprá-los. A partir de então, recusou-se a receber prêmios e menções e a participar de mostras de artistas mulheres, não acreditando em tal separação ou exclusividade, dizendo que em arte não deve haver tal distinção. Após a desintegração dos Impressionistas, Mary Cassatt continua fortemente ativa no mundo das artes, atuando como colaboradora na criação de coleções particulares de obras impressionistas, como a de seu casal de amigos, os Havemeyer, e na introdução do Impressionismo nos Estados Unidos, além de continuar seu trabalho como pintora e gravadora até 1914. Neste período, sua maior conquista será na criação de gravuras coloridas, com forte influência da estética japonesa, e suas técnicas próprias, complicadas e bem-elaboradas, terão grande destaque no campo das artes gráficas." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Cassatt).
Mary Cassatt trabalhou em prol da introdução do Impressionismo nos EUA, tendo sido uma peça chave nessa influência, e descobriu suas próprias técnicas de gravação. Foi, dessa forma, uma artista fundamental para o desenvolvimento das artes nos aspectos apresentados.
Mais uma grande mulher de fundamental importância para as artes retratada na série que criei para o blog.
Abaixo, aprecie algumas das obras de Mary Cassatt:

Mary Cassatt, a própria

In the opera
 In the box
Mother and child
  The cup of tea
 Cup of tea




Sara holding a cat

Two women throwing flowers

 Woman with a pearl necklace in a loge
 Seated in a loge

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas palavras, Nathália. Também acho de super valia essa integração que acontece pelo blog e digo que o seu é um dos que mais me interesso em seguir. Gostei do post anterior, que fala dos programas de arquitetura e design de interiores, afinal é uma coisa que estou bem por dentro. Vale ressaltar que o problema do Promob é aquela 'chave' que faz todo o programa funcionar, que tem custo altíssimo, mas suas ferramentas são bem mais simples. Li que voce também faz os desenhos a mão (croquis), acherei o máximo se posta-los aqui, é o que eu mais gosto de fazer! Muito sucesso, Nathália!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras, Nathália. Também acho de super valia essa integração que o blog nos dá, e o seu está entre os que mais me interesso em seguir. Gostei bastante do post anterior, pois cita exatamente todos os programas que precisamos usar pra trabalhar nessa àrea. Vale ressaltar que o único problema do Promob é aquela 'chave', que tem custo altíssimo e é o que faz todo o programa funcionar. E li que voce também faz os desenhos a mão livre (croquis), acharei o máximo se posta-los aqui, pois é o que mais gosto de fazer no trabalho. Continuarei acompanhando, boa sorte e muito sucesso, Nathália!

    ResponderExcluir