Mostrando postagens com marcador interiores. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador interiores. Mostrar todas as postagens

sábado, 18 de dezembro de 2010

Séries de Tv também oferecem cultura! - The Tudors

A coisa que mais gosto nos seriados ambientados em épocas passadas é toda a reconstrução histórica que a equipe de produção concretiza. Um bom time de profissionais de um bom canal de tv procura ser bastante fiel à História. Eles realizam pesquisas de vestuário, mobiliário, arte, decoração, sotaques, linguajar, comportamento, postura, etc. Vez ou outra cometem alguns erros históricos (e The Tudors entrou para esse rol, mas com apenas alguns pequenos deslizes), mas mesmo assim ainda vale a pena assistir.
The Tudors é uma série que não acompanhei toda, infelizmente, mas que vi alguns episódios - inclusive o último da 4ª e última temporada -, com o ator Jonathan Rhys Meyers no papel do monarca inglês Henrique VIII. A série conta a história de Henrique desde a sua juventude até a sua morte no trono da Inglaterra, e termina por aí, evitando-se alongar e sair do foco que a produção havia determinado, sem contar os eventos que sucederam-se, como o curto reinado de seu tão esperado filho Eduardo VI (filho de Jane Seymour), morto aos 15 anos anos de idade e sua sucessão pelas irmãs, Mary, católica e conhecida na História como "a Sanguinária", e Elizabeth I, grande rainha cujo reinado, que durou 44 anos, ficou conhecido como "Era de Ouro" (por sinal há um filme sobre a rainha, com a atriz Cate Blanchett no papel principal).
Nesse post vou falar a respeito de duas coisas super importantes para a nossa área do design que reparei nesta série: o mobiliário e o interior dos ambientes em si e o aspecto artístico - que não teria como passar em branco ao contar a história do rei.
Indo logo direto ao segundo assunto, falarei da conexão com a arte, feita na série. Quando falo nessa conexão refiro-me à presença do pintor alemão Hans Holbein, retratista do rei. No século XVI Holbein, "o Jovem", foi dos maiores pintores, e hoje é, para nós, um dos maiores artistas do Renascimento alemão (juntamente com Albrecht Dürer). Segundo o site Deutsche Welle, Holbein retratou pessoas muito influentes da época, além do rei da Inglaterra, como Erasmo de Roterdã (por intermédio dele teve acesso à Corte inglesa) e Thomas More. "Na capital inglesa dedicou-se inicialmente a retratar homens de negócios alemães. Seus retratos são tão realistas, que parecem ser feitos de carne e osso. A personalidade das figuras transparece através dos detalhes. [...] Em 1536, Hans Holbein tornou-se pintor oficial da corte do rei inglês Henrique VIII. Um dos seus retratos da família real mostra o orgulhoso rei e seu filho Eduardo, de apenas 15 meses de idade. À procura de sua quarta esposa, o rei encarregou Holbein de viajar pela Europa, a fim de retratar possíveis pretendentes. Henrique VIII apaixonou-se pela bela figura de Anna von Kleve, que resplandecia no retrato de Holbein. Mas ao conhecê-la ficou tão decepcionado, que anulou o casamento. Hans Holbein permanceu pintor da corte até a sua morte, em 1543, mas nunca mais pôde pintar um membro da família real." (Fonte: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,949204,00.html). Faleceu em 1543 vitimado pela peste, aos 45 anos de idade. Algumas das mais famosas obras de Holbein:

 Henrique VIII
 Eduardo VI
 Jane Seymour
 "Os Embaixadores"

No que toca ao mobiliário, realizei uma pesquisa muito árdua e longa; no começo tive praticamente nenhum resultado após inserir vários critérios de pesquisa. Porém, depois de algum tempo e alguns testes de palavras-chave para descobrir alguns resultados satisfatórios, finalmente consegui. O estilo predominante no reinado de Henrique VII, de seu filho, Henrique VIII e de seus sucessores Eduardo VI e Mary, era o estilo Tudor, tanto na arquitetura quanto no mobiliário, e abrangeu o final do século XV até o início do XVII. "El estilo Tudor se desarrolla entre los años 1485 a 1558 y comprende los reinados de Enrique VII, Enrique VIII, Eduardo VI y María. Es una época de transición entre las últimas manifestaciones del gótico y las primeras del Renacimiento. La estructura es gótica: formas rectangulares construidas a base de montantes, larguero y tablas. Se emplean travesaños de sección cuadrangular colocados muy cerca del suelo. El elemento ornamental más característico del estilo Tudor y de todo el Renacimiento inglés es el llamado bulbo de melón, que aparece en casi todos los elementos verticales y se construye muy tallado. Otro motivo ornamental muy característico del estilo que estudiamos es la rosa Tudor. Como elementos ornamentales generales medallones con cabezas de perfil en el centro, volutas, motivos vegetales y grotescos, taraceas. Las camas tuvieron dimensiones exageradas, se emplearon grandes baldaquinos, es decir, doseles que que estaban separados del cuerpo de la cama." (Fonte: http://es.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090519172649AARtWqb).  
"Em sua essência, é uma adaptação inglesa da arquitetura gótica. As construções incorporam planos assimétricos e janelas que terminam em ângulos, formando pontas. O exemplo mais clássico do estilo Tudor é a capela de Henrique VII na Abadia de Westminster, construção marcada por rica, detalhada e organizada mistura de elementos e formas. Depois de 1500, passou por alterações que induziram as torres octogonais decoradas e - dentro das casas - uma preocupação especial com as lareiras, que ganharam formas mais elaboradas." (Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/dicionario_construcao_s.html).
"O interior das casas é sombrio, de madeira ou de pedra revestida a tecido, para maior conforto. As peças de mobiliário são sóbrias, também de carvalho, adequadas a um estilo de vida simples. Os acessórios são simples e sem adornos, de madeira, barro ou metal. Os tapetes e as cortinas pesadas, de tons predominantemente naturais, e os candeeiros de parede são alguns dos poucos elementos usados para dar cor às casas 'Tudor'." (Fonte: http://www.modelkit.pt/casas%20de%20bonecas/CBTipos.htm). Sim, por incrível que pareça, consegui uma das melhores descrições de um interior do estilo Tudor em um site dedicado a aficionados por casas de boneca reconstruidas em estilos de várias épocas. Por aí perceba-se a dificuldade em encontrar material referente a essa temática, em especial imagens. As peças do estilo Tudor "[...] eram geralmente feitas de carvalho e foram fortemente influenciados por ambas medieval e gótico projetos. A maioria das peças de mobiliário antigo produzidos durante este período tende a ser camas, armários, mesas de jantar, cadeiras, bancos e cadeiras. Esculturas que se encontram em peças de mobiliário Tudor geralmente são desenhos de inspiração gótica." (Fonte: http://artigo.polomercantil.com.br/article_display/article_display.php?article_id=antique_furniture_part_one_history__177522). 
Consegui a imagem de uma peça de mobiliário no estilo em questão, que pode ser visualizada abaixo (retirei do site Wikipédia): 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Arte e decoração islâmica, e Ana Holck no CCBB

Ontem fui ao Centro da cidade realizar as minhas "andanças" culturais e fui, dentre outros locais com exposições de arte, ao Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB ver as exposições que estavam abertas, e visitei "Islã", "Miragens" e "Ana Holck".
 A obra de Ana Holck possuía uma forma bastante trabalhada, a hexagonal, e ocupou toda uma sala. O interessante é que o visitante interage com a obra, até porque, para sair pelo outro lado da sala tem de passar "através" trabalho da artista. Holck possui amplo currículo, é uma jovem arquiteta e artista de apenas 33 anos de idade que conta com uma grande representatividade nas artes visuais. A obra exposta no CCBB é a "Bastidor", composta por policarbonato alveolar branco e por aqueles blocos de concreto em forma de hexágono. Veja a referida obra abaixo, imagem retirada do site da própria artista (http://www.anaholck.com/obras/view/1/56):

"Bastidor" (2010)

A exposição Islã, por seu turno, é composta de peças as mais variadas possíveis da cultura islâmica. Lápides, páginas do Corão, utensílios domésticos, instrumentos musicais, joias, roupas, mobiliário, tapeçaria, equipamentos de guerra, instrumentos para a escrita, dentre outros, estão dispostos em várias salas do CCBB para nosso deleite até o dia 26 de dezembro, e mostram vários períodos na História dessa cultura encantadora, desde a Idade Antiga até a Moderna. Ao longo de salas e salas vemos peças que talvez nunca mais veremos, por pertencerem, a maior parte, a museus localizados na Síria, no Líbano, no Irã. Por esta razão os cariocas e os turistas que estiverem por aqui até o Natal não podem deixar de conferir de pertinho cada elemento, cada peça exposta, todas com os característicos e marcantes traços da cultura islâmica e tão diferentes daquilo a que estamos acostumados a ver na vivência da nossa cultura ocidental. Infelizmente não pode tirar fotos nas exposições, senão eu teria tirado várias e feito vídeos para postar nesse momento, mas encontrei algumas fotos na internet da exposição que publicarei logo abaixo, cada uma com sua devida referência do local de onde consegui as mesmas:

Prato de cerâmica
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2010/10/11/exposicao-isla-reune-mais-de-300-obras-no-ccbb-do-rio.jhtm
Sandálias de salto
http://luca-txai.blogspot.com/2010/10/exposicoes-no-rj-passeio-cultural-da.html
 Vestimentas
http://www.enjoyrio.com.br/blog/tag/exposicao/
 Um lindo bracelete
http://entretenimento.r7.com/agenda-cultural/agenda-cultural/noticias/ccbb-rio-exibe-tesouros-historicos-do-isla-20101018.html
Astrolábio
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/10/10/exposicao-isla-abre-no-ccbb-com-mais-de-300-obras-entrelacando-historia-religiao-arte-922757593.asp

  Adaga iemenita com bainha
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/10/10/exposicao-isla-abre-no-ccbb-com-mais-de-300-obras-entrelacando-historia-religiao-arte-922757593.asp

Arco com inscrições do Alcorão
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/10/10/exposicao-isla-abre-no-ccbb-com-mais-de-300-obras-entrelacando-historia-religiao-arte-922757593.asp

http://www.dellanno.com.br/blog/index.php/archives/tag/isla
 
Essa mobília (foto acima e foto abaixo) me deixou super intrigada, foi uma das peças que mais me surpreenderam. Todos os detalhes que vocês enxergam em branco na madeira é aplicação de madrepérola! Simplesmente foi de tirar o fôlego e tive que demorar-me uns minutos a mais olhando os detalhes dessas peças. Foi incrível!

 http://www.dellanno.com.br/blog/index.php/archives/tag/isla

Já a exposição "Miragens" também é islâmica, e fica em outro piso do prédio. Acontece que essa exposição trata da arte contemporânea islâmica. Artistas de dez nacionalidades expõem trabalhos que compreendem vídeos, fotos, pinturas, esculturas, técnicas mistas. Fiquei surpresa de uma forma maravilhosa a respeito dessa exposição. Muitas vezes ficamos tão imersos no nosso mundo ocidental que esquecemos que outras culturas também evoluem nas artes, nas ciências, no comportamento, na música, na arquitetura... Muito inteligente, instigante e crítica a exposição. Expuseram suas obras artistas como Khaled Hafez, Hassan Massoudy, Shirin Neshat, Mounir Fatmi e Laila Shawa.

Trabalhos como "Fashionista Terrorista"  fazem uma crítica à cultura de consumo e mesclam com a história, usos e costumes locais. Há um trabalho que consiste em uma máquina de escrever antiga cujas teclas foram substituídas por balas de vários calibres, clara referência às guerras e combates que a região composta pelo Islã sempre sofreu. Um outro é um quadro de uma pessoa só com os olhos à mostra dos quais escorriam sangue. Outros eram dizeres em árabe pintados em composições artísticas com lindos ditos do século XI. Enfim, são muitas obras, cada uma com uma visão da temática proposta, feitas em técnicas variadas e em formas diversas de arte. Simplesmente adorei conhecer os artistas e a arte contemporânea islâmica, e foi maravilhoso ter descoberto a produção desses artistas.
Vejam algumas fotos retiradas da internet dessa exposição (infelizmente, o problema das fotos de novo, é proibido tirá-las):

http://www.bolsadearte.com/paralelo/paralelo_grande.htm

 http://www.shoppingtijuca.com/biasite/index.php/em-cartaz-exposicao-miragens-no-ccbb/

http://www.flickr.com/photos/parambolica/

http://www.flickr.com/photos/parambolica/

 http://fotocontemporanea.blogspot.com/2010/10/miragens.html
http://fotocontemporanea.blogspot.com/2010/10/miragens.html

"Fashionista Terrorista"
http://www.flickr.com/photos/muriloporto/page2/

Ainda dá tempo de conferir essas exposições, que vão até dia 26 de dezembro ("Islã" e "Miragens") e até dia 09 de janeiro (Ana Holck), e ainda são GRATUITAS! O CCBB funciona de terça a domingo, das 9:00hs às 21:00hs. Mais uma vez lembrando: entrada franca para as exposições!!! Então, não tem como não ir :)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O minimalismo no projeto de interiores

Gosto muito do estilo minimalista, que configura entre os meus favoritos. A concepção de um ambiente limpo, "clean", enxuto, com apenas o necessário, é altamente atraente, pela limpeza visual que gera. Esse seria um estilo baseado no qual eu projetaria, por exemplo, para um apartamento pequeno. Fui criada sempre em casas grandes com quintais, de forma que ao ver-me morando há três anos em um pequeno apartamento, passei a repensar o modo de organização das coisas, os excessos, etc. Quando falo em excessos, refiro-me às "tralhas" que são absolutamente inúteis e que juntamos por anos a fio, além da mobília enorme e outras coisas, e depois ainda nos perguntamos: "onde está o espaço dessa casa?", "por que nunca cabe nada na minha casa?". Se você já se fez essas perguntas pelo menos uma vez, é hora de perceber que o problema nem sempre é o seu espaço, já que um bom designer consegue transformar qualquer tamanho de espaço em um ambiente agradável, funcional, confortável e esteticamente bonito.
A limpeza visual e a organização típicas do minimalismo refletem no nosso bem-estar, distanciando-nos do estresse do dia-a-dia, de um mundo exagerado de informações e de estímulos visuais; descansa os nossos sentidos. Se pudermos resumir o minimalismo em uma frase, esta certamente será "menos é mais". A iluminação é preferencialmente natural e, quando houver necessidade da artificial, que seja embutida. Para a mobília tem que ser pensado cada detalhe, deve ser limpa visualmente, prática e elegante. A paleta de cores também é super simples, havendo a opção pelos tons claros (eventualmente o preto também é utilizado), que, ao terem incidência de luz, esta é refletida e o ambiente ilumina-se mais, além de conferir a ilusão de espaço majorado.
Para visualizar na prática um ambiente minimalista, seguem algumas fotos.

http://webdedecoracion.blogspot.com/2010/11/estilo-minimalista.html

 http://designbeats.wordpress.com/2010/08/10/casa-camachinhos-por-studio-arte-sms-arquitectos/

 http://designbeats.wordpress.com/2010/08/10/casa-camachinhos-por-studio-arte-sms-arquitectos/

 http://designbeats.wordpress.com/2010/08/10/casa-camachinhos-por-studio-arte-sms-arquitectos/