Mostrando postagens com marcador rio de janeiro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador rio de janeiro. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Roteiro de decoração: Rio de Janeiro

No sábado, assistindo ao programa "Roteiro de Decoração" (no dia em que vi, a cidade destaque era Madri), no qual o apresentador viaja pela Europa em busca de peças de mobiliário características de cada cidade visitada (e é super interessante ver o design de mobília de vários estilos. O programa passa no canal Discovery Travel&Living). Inspirada nessa ideia, resolvi fazer esse post nomeado "Roteiro de Decoração: Rio de Janeiro", no qual escreverei sobre as mesmas coisas, indicarei alguns lugares para encontrar peças, mobiliário, etc, tudo espalhado pela cidade maravilhosa. Penso em ampliar esse post e transformar em uma pequena série, tal como fiz com as mulheres importantes para a arte. Esse é um projeto que está sendo pensado e maturado :)
Bom, após as considerações iniciais, devo afirmar de pronto que o Rio de Janeiro é uma cidade riquíssima nesse ponto. Lojas, brechós, galerias de arte, lojinhas de artesanato... enfim, tem peças para todos os gostos e bolsos.
No página da jornalista Chris Campos há alguns endereços. Antes de achar a página dela eu havia percebido que há uma grande concentração de brechós e lojas do segmento na zona sul do Rio, em especial Copacabana.
Abaixo, os endereços recomendados por Chris e uma pequena descrição feita por ela de cada estabelecimento (Fonte: http://casadachris.uol.com.br/roteiros_materia.php?id=108):

"Na Retrô dá até gosto garimpar. A loja oferece uma coleção incrivelmente nova de utilitários antigos, como garrafas térmicas e para chantilly. Há ainda telefones, ventiladores, tevês, rádios e uma infinidade de móveis totalmente restaurados. Rua Siqueira Campos, 143, tel. 21 2257 1310.

Difícil não surtar entre peças kitsch e outras que são puro luxo do brechó De Salto Alto. O segredo de um bom consumo por lá é tentar não dispersar a atenção com tantos atrativos visuais e focar no alvo da sua cobiça. Rua Siqueira Campos, 143, sl. 44, tel. 21 2236 2589. 

A Pancotto Antiguidades é um daqueles galpões em que você fuça, fuça e sempre encontra alguma peça bacana. Esta porta de templo, feita na Indonésia, é só um dos achados locais. Rua do Senado, 43, tel. 21 2221 0927.

O interior do Mercado Moderno: luxo em peças de época restauradas, algumas com assinatura de importantes designers brasileiros, como Sérgio Rodrigues. Rua do Lavradio, 130, tel. 21 2508 6083. 

Na Mobix o forte são móveis como bancos, mesas centrais, sofás e poltronas, como as que aparecem na foto. A Mobix está incluída na lista de consumo retrô com um toque de glamour. Todas as peças são restauradas e é possível garimpar verdadeiros achados por lá. Rua do Lavradio, 128, tel. 21 2224 0244.

A "chaise" com desenho de Le Corbusier era a peça-objeto-do-desejo no dia da visita do site à Movelaria. Rua do Lavradio, 34, tel. 21 2507 6873. Na Movelaria é possível garimpar cadeiras originais de época por preços a partir de R$ 100 (há réplicas, vendidas em lojas de departamento em SP, mais caras do que isso). O festival de atrativos começa já na entrada da loja, com móveis dispostos nas paredes no melhor estilo bienal de arte.

O Antique Center esconde supresas ótimas entre as milhares de peças que lotam seu estoque. A banheira do tempo das nossas bisavós é um bom exemplo. Boa parte delas precisa de um certo restauro, mas vale o garimpo. Rua do Lavradio, 28, tel. 21 2252 2669.

Acervo variado de luminárias vintage, no Armazém 161. Rua do Lavradio, 161, tel. 21 2509 6879. 

O interior da Venda em Garagem, que fica no meio do burburinho do Jardim Botânico. Rua J.J. Seabra, 6, tel. 21 2512 2697."

Ouvi também falar a respeito dos bairros Vargem Grande e Vargem Pequena, que por lá também pode-se encontrar boa quantidades de locais propícios para as nossas compras. Há, por exemplo, o Antiquariato, na Estrada dos Bandeirantes, 13.620, contato: 21 3326.3169. Continuando, em relação aos antiquários, percebemos grande concentração deles na Rua Siqueira Campos, Av. Atlântica (ambos os endereços em Copacabana), e nos bairros de Botafogo e Lagoa, basta termos paciência e disposição para percorrê-los. Há o Antigamania Antiguidades, especialista em móveis e objetos de arte diversos, e fica na Rua Marquês de Abrantes, 168, loja 20, Flamengo, telefones: 21 2551.7168 e 2247.2176. Para móveis usados, em Copacabana há também a Mercado Pulgas Antiguidades, Av. Rainha Elizabeth Bélgica, 85, telefone: 21 2267.8965
No Centro da cidade também pode-se encontrar algumas lojas, como nas ruas Senado e Frei Caneca. Se tirarmos um fim de semana para percorrer pelo menos a zona sul certamente garimparemos muitas peças, móveis usados reformados, objetos decorativos, luminárias, louça, belas taças, e muito mais de vários estilos, mas o importante é pesquisar e não se concentrar apenas em uma região da cidade. 
Para não se perder nas compras, gastar demais, perder muito tempo ou comprar objetos que não conciliariam com a decoração, é sempre bom, especialmente para o designer, ter em mente todo o projeto a ser executado, ter realizado um estudo sobre os estilos de decoração, conversado com o cliente sobre suas preferências e, de posse dessas informações, ter já em mente aquilo que se quer e... sair às compras!
Tão logo eu tome conhecimento de mais estabelecimentos eu recomendarei aqui no blog :) 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Saldo Morar mais por Menos RJ 2010

Há exatamente uma semana fui até a Lagoa Rodrigo de Freitas para visitar o local da mostra Morar mais por Menos. Paguei R$ 16,00 por ser estudante (a entrada normal custaria R$ 20,00), mas compensou, por tudo o que vi, e de quebra comprei o catálogo do evento, que custou R$ 10,00. Abrindo breves parênteses, foi super importante ter adquirido o catálogo, porque tem as fotos de todos os ambientes pra rever, os contatos dos profissionais responsáveis pelos projetos, além de descrições dos espaços, para relembrar as ideias. Em breve estarei visitando o Casa Cor e outros eventos (e, claro, postarei minhas impressões acerca de cada um deles), e certamente adquirirei o hábito de trazer os catálogos para casa.
Bom, constatei, ao final de tudo, que boa parte da decoração de alguns ambientes nem deveria estar em um evento chamado "Morar mais por MENOS". Isso porque havia uma plaquinha em cada ambiente com os contatos dos fornecedores de cada um e os preços dos objetos e itens de decoração estavam afixados nos próprios. Tinha coisa lá que era completamente fora da renda de quase todos os brasileiros! Uma luminária de R$ 700,00? Um sofázão para por em uma área externa (m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, verdade seja dita) de R$ 5.000? Nossa, gente, isso é fora da realidade, por isso chamei a atenção para o nome do evento.
Constatei, também, brilhantes ideias que são ao mesmo tempo tão simples e que quando você vê, pensa: "é claro! É uma solução simples..." Apesar de simples, alguém pensou, inovou e executou, abrindo a nossa mente para a realidade do desperdício em que vivemos e para a consciência da sustentabilidade. Vi coisas incríveis, em particular um ambiente projetado especialmente para receber os amigos em casa para passar um tempo. Imaginem só: luminárias feitas com fruteiras (aquelas baratinhas, baratinhas, de plástico), grama sintética de campo de futebol servindo como um grande carpete, mola de caminhão para sustentar uma pequena tábua redonda que, voilà, vira um banquinho, escadas unidas por tábuas para formar uma estante, rolos de conduite (aquele "caninho" amarelo dentro do qual, numa construção, passam os fios elétricos) servindo de base para um tampo de vidro, resultando em uma mesinha de centro... enfim, esse foi um ambiente plenamente sustentável do qual gostei muito.
Para citar os créditos do espaço descrito cima, o mesmo foi nomeado como "Estar Entre Amigos", de responsabilidade dos arquitetos Francisco Palmeiro e Giovanna Eirado, que estão de parabénssssssssss!!!!
Não vou falar agora de todos os espaços que adorei no evento, porque foram praticamente todos (deixando o preço à parte), cada um com seu uso específico (finalidade) e detalhes únicos, porém mais um me chamou a atenção. Ou melhor, mais dois ambientes que estavam contidos no mesmo espaço físico: a "Cozinha Gourmet" e a "Sala de Vinho", das designers Danielle Boggiss e Marcia Magalhães, além do fato de que passei um tempããããão conversando com as duas que, sem me conhecerem foram super hiper simpáticas, falaram de detalhes do seu projeto, e sobre vários conceitos em torno dele. Essas duas profissionais são competentes e super atenciosas, desejo todo sucesso para vocês!!!! Os leitores do blog precisam ver os espaços que elas criaram e os seus detalhes, como o velho roupeiro reformado que ganhou uma bela cor verde, a luminária de garrafas de vidro e o papel de parede com imagens de rolhas que tem até textura!!! A convite das designers, passei a mão nessa parede, e é incrível!!!
Até mesmo os banheiros para uso geral das pessoas, inclusive visitantes do evento, faziam parte da mostra. Os espaços estavam maravilhosos (apesar dos preços, como falei, dos objetos e demais itens de decoração), confortáveis, funcionais. Parabéns para todos os profissionais por trás desse grande acontecimento para o design de interiores brasileiro, e carioca, no nosso caso específico. Ter ido ao Morar + serviu para ampliar os meus horizontes, ver ideias novas e acessíveis e conhecer a "cara" do design carioca. Fico muito feliz em ter participado de tudo aquilo como visitante e ficarei mais ainda como designer, um dia, hahaha, se tiver a oportunidade de criar um ambiente para uma mostra dessa magnitude.
Aqui na nossa cidade maravilhosa o Morar + já acabou, acho muito válido acompanhar o calendário no site http://www.morarmais.com.br/ e ver quando vai iniciar e até quando vai durar o evento na capital onde você mora. Vale o ingresso investido, e muito mais!!!!