sábado, 22 de janeiro de 2011

Lâmpadas e usos

Conforme prometido há alguns dias atrás, vou aqui falar um pouco sobre os principais tipos de lâmpadas e os usos mais recomendados de cada uma, até mesmo porque muitos visitantes são leigos que buscam alguma informação a mais, alguma dica, sem maiores pretensões. As lâmpadas são classificadas em: lâmpadas de incandescência, lâmpadas de descarga (subdivididas em lâmpadas de neon, de vapor de sódio de alta e baixa pressão, de vapor de mercúrio de baixa e alta pressão e de iodetos metálicos), lâmpadas mistas e LED.

INCANDESCENTES: a mais conhecida é aquela amarela; são altamente ineficazes, porque quase toda a energia que ela capta vira apenas calor (cerca de 90%), e a menor parte (10%) converte-se em iluminação propriamente dita. Seu uso pode ser geral, em abajures, arandelas, etc. Porém, vale lembrar que elas não possuem luminosidade adequada para leitura e para ambientes nos quais permaneça-se muito tempo. Além do mais, é a lâmpada que mais agride ao meio ambiente, de forma que muitas empresas estão deixando de trabalhar com elas e vendê-las, inclusive devido ao ultimato do Governo, de retirá-las completamente do mercado (salvo raras exceções necessárias) até junho de 2016 (leia minha postagem sobre as lâmpadas incandescentes).
 http://cs.i.uol.com.br/ultnot/2009/090831lampada.jpg

FLUORESCENTES: a lâmpada aproveita muito melhor a energia, é econômica, eficiente, fornece uma luz branca agradável para a realização de estudos e para ambientes que são ocupados em grande parte do dia (sala de TV, escritório, lojas, comércio, etc). Sua vida útil chega a ser mais de dez vezes maior (cerca de 10.000 horas) que a das lâmpadas incandescentes. Não são muito mais caras que as "amarelas". É super vantajoso ter essa lâmpada; aproveite a extinção decretada da incandescente e adquira, para os cômodos de sua casa, empresa, etc, que certamente as vantagens serão muito maiores em todos os sentidos.
 http://xn--eficinciaenergtica-owbk.com/wp-content/uploads/2008/07/lampada-fluorescente-compacta-integrada.jpg

HALÓGENAS: são menos conhecidas da maioria das pessoas que as incandescentes e fluorescentes. Sua eficiência é alta, mas seu tempo de vida média é de cerca de 2.500 horas. Normalmente seu uso é mais decorativo e em ambientes comerciais. Sua luz é mais brilhante, e são usadas em projetores na decoração tanto de interiores quanto de exteriores, e os refletores, quando incorporados às lâmpadas, ajudam a dissipar a luminosidade pelo ambiente, otimizando, assim, a capacidade da lâmpada. Porém, mesmo oferecendo maior luminosidade que as incandescentes, utiliza potência menor ou idêntica à que aquelas usam.
http://www.aquapoolpiscinas.com.br/prdt/piscinas/reposicao/lamp_halog50_12.jpg

NEON: certamente vocês já viram aqueles letreiros luminosos em boates, lojas e afins. Aquela lâmpada é a de neon, que utiliza-se do gás para gerar a luminosidade. Normalmente são vistos coloridos, e dão um efeito chamativo para o estabelecimento, pois o objetivo é chamar a atenção do cliente.
 http://analisedomercado.files.wordpress.com/2009/09/1216_01_15-casino-neon-sign-las-vegas-at-night-nevada-usa_web.jpg

FIBRA ÓTICA: infelizmente sua eficiência pe baixa. Esse filamento de vidro que transmite luz possui principalmente aplicação na iluminação de destaque em ambientes residenciais e comerciais.
  http://3.bp.blogspot.com/_BDhqwIMm8P0/TFjWZGfo1uI/AAAAAAAAAbw/hSs0tqKayUI/s400/fiber_7.jpg

LED: a sigla, traduzida para o nosso idioma, significa "diodo emissor de luz". São dispositivos bem mais caros, mas sua durabilidade é muito alta (já vi sites falando em 50.000 e 100.000 horas), o que acaba compensando. Sua utilização é mais para dar destaque a um ambiente, tanto residencial como comercial.

 http://www.gizmodo.jp/img/0804083d_color_led_cube%20GI.jpg
  
Há, ainda outros tipos de lâmpadas, menos comuns. São elas as lâmpadas de descarga, que funcionam em gás ou vapor metálico de baixa ou alta pressão. As mais conhecidas são as fluorescentes, já descritas acima, que são classificadas como lâmpadas de vapor de mercúrio de baixa pressão.
Para quem estiver interessado em aspectos técnicos das lâmpadas, como luminância, índice de reprodução de cor, temperatura da cor, seu funcionamento, etc, facilmente encontramos material na internet.

Sobre os sistemas de iluminação, acompanhe o resumo abaixo:

Iluminação
directa
A totalidade do fluxo luminoso emitido é dirigido sobre a superfície a iluminar.
Evita que haja grandes perdas por absorção no tecto e paredes.
Produz grandes sombras e encandeamento.
Iluminação
semi-directa
A maior parte do fluxo é dirigido para a superfície a iluminar (60 a 90%), dirigindo-se o restante noutras direcções.
Neste caso o contraste sombra-luz não é tão acentuado como no sistema de iluminação directa.
Iluminação difusa ou mista
O fluxo luminoso distribui-se em todas as direcções.
Não há praticamente zonas de sombra nem encandeamento. Uma boa parte do fluxo luminoso chega à superfície a iluminar por reflexão no tecto e paredes.
Iluminação semi-indirecta
Cerca de 60 a 90% do fluxo luminoso é dirigido para o tecto.
Evita praticamente o encandeamento. Tem a desvantagem de proporcionar um baixo rendimento luminoso devido às elevadas perdas por absorção no tecto e paredes.
Iluminação indirecta
Neste tipo de iluminação 90 a 100% do fluxo luminoso é dirigido para o tecto.
Anula o encandeamento.
Tem um rendimento luminoso muito baixo devido às elevadas perdas por absorção no tecto e paredes.
  FONTE: http://www.prof2000.pt/users/lpa
  
FONTES DO TEXTO: 
http://www.prof2000.pt/users/lpa
http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/tipos-de-lampadas/45
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário